sábado, 10 de junho de 2017

Com Cartaxo mirando o PMN, Romero acerta sua candidatura ao governo pelo PSD

A mudança no comando estadual do PMN, que passou a se dirigido pelo braço-direito [Zennedy Bezerra] do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo [ainda no PSD] teria avançado o passo do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues [ainda no PSDB] a migrar pro PSD. Essa articulação garantiria à Romero sua candidatura ao governo, em 2018. Isso porque no PSDB é nula a presença de dois campinenses na chapa majoritária: Cássio, disputando a reeleição ao senado, e Romero, o governo.
Em verdade, Cássio articula para indicar o filho, deputado federal Pedro Cunha Lima, como vice numa chapa encabeçada por Cartaxo e com isso ter à disposição duas máquinas municipais: JP e CG. Porém, Romero quer seu lugar ao sol e já disse que é candidato ao governo, caso Cássio não o seja. Seu  ingresso ao PSD surge no momento em que é dado como certo a ida de Cartaxo para o PMN, justamente por não confiar que o PSD, presidido pelo deputado federal Rômulo Gouveia, garanta legenda para disputar o governo. 
Enquanto isso, o senador José Maranhão (PMDB) está observando tudo de camarote. Não custa lembrar que Manoel Júnior (PMDB) assume a prefeitura com a desincompatibilização. 

Executiva Nacional altera comando e Zennedy já é o novo presidente do PMN na PB

IMG-20170610-WA0653
A Executiva Nacional do PMN, aprovou na tarde deste sábado (10), em São Paulo, a alteração na direção do partido na Paraíba, proposta por Lídia Moura e Bala Barbosa, que coloca Zennedy Bezerra como novo presidente da legenda no estado.
Na nova configuração, Bala Barbosa será vice-presidente e Lídia Moura, secretária geral.  A nova direção se comprometeu em fortalecer o partido no estado, fazendo diretórios municipais e montando uma chapa competitiva para deputado federal e estadual. Lídia Moura e Bala Barbosa integram o Diretório Nacional do partido. No próximo sábado (17), será a posse de Zennedy em evento realizado no Netuanah Praia Hotel, na orla marítima de João Pessoa e contará com a presença do presidente nacional do PMN, Carlos Massarolo.
Oficializado na Presidência do PMN na Paraíba, o secretário de Articulação Política de João Pessoa, revelou os planos do partido para 2018. Ele agradeceu a confiança da Direção Nacional da legenda e o altruísmo de Lidia Moura. “Primeiro, quero agradecer a confiança do presidente nacional do PMN, Carlos Massarolo, pela confiança de entregar o comando da legenda nas minhas mãos. Agradecer também a Lídia Moura e Bala Barbosa pela forma altruísta de se fazer política. Vamos fazer do PMN um partido grande”, comentou.
Zennedy afirmou ainda, que a sigla estará forte para disputa no próximo ano. Segundo ele, a meta é formar uma chapa forte para Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Além disso, Bezerra garantiu que o PMN vai lutar por espaços na chapa majoritária no campo das oposições.

Alexandre Braga anuncia candidatura a deputado estadual e fecha dobradinha com Gervásio Maia, em Conceição.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
O ex-prefeito de Conceição, Alexandre Braga anunciou ontem (9) durante entrevista ao programa 60 minutos, apresentado por Heron Cid e Anderson Soares, direto da cidade, que irá postular um mandato de deputado estadual nas eleições de 2018. E mais, que fará dobradinha com o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB) - que segue de vento em polpa para ser a grande votação para a Câmara Federal. 
O próprio Gervásio participou do programa por telefone e parabenizou o ex-prefeito, que comemorava aniversário, e disse que o Vale do Piancó precisa de gente comprometida com as causas da região. A entrevista aconteceu nos estúdios da Conceição 91 FM. Além do aniversário, Alexandre também comemorou bastante a decisão favorável obtida no início da semana no TRF 5, que o inocentou em ação penal e com isso ele está apto a disputar mandatos eletivos.

Natural de Aguiar, delegado geral da Polícia Civil recebe Medalha comemorativa ao centenário do Corpo de Bombeiros

O delegado geral de Polícia Civil da Paraíba, João Alves de Albuquerque, recebeu nesta sexta-feira (9) a Medalha Comemorativa ao Centenário do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. A solenidade aconteceu no estádio Ronaldão, em João Pessoa, e contou com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, entre outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes de outras instituições do Sistema de Segurança Pública, além de oficiais e praças da corporação.
“É uma honra ser agraciado com esta medalha por uma instituição que completa 100 anos de relevantes serviços prestados à sociedade paraibana. Juntos, como forças de Segurança da Paraíba, trabalhamos pela manutenção da vida e do bem-estar da população”, afirmou João Alves que é natural do município de Aguiar, no Vale do Piancó.
O Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, atualmente, conta com um efetivo de mais de 1.200 profissionais que atendem a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento (terrestre, em altura e aquática), além de atividades preventivas de fiscalização e de defesa civil. Desde 2011, mais de R$ 40 milhões foram investidos pelo governo na modernização do Corpo de Bombeiros.

Ivo Filho deu dicas sobre Redação no Enem durante palestra em Itaporanga

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, multidão e atividades ao ar livre
Os alunos do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata', em Itaporanga, tiveram na noite desta sexta-feira (9) uma ótima oportunidade de reforçar os estudos para obter nota excelente na avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O conceituado professor Ivo Filho ministrou palestra com várias dicas de como fazer uma boa redação e vencer essa "vilã" do Enem. O pátio do tradicional educandário ficou lotado. Neste sábado (10), será a vez de estudantes do município de Igaracy serem agraciados com essa palestra, que acontece na Câmara Municipal a partir das 14h30. 
Graduado e Mestre em Letras, Especialista em Educação, autor de três livros e professor há 21 anos, Ivo Filho é natural de Itaporanga, onde cursou o Ensino Fundamental (Tia Laura, Simeão Leal e no Diocesano). Foi fundador dos dois primeiros grêmios estudantis e organizou a primeira e única passeata, reivindicando a merenda para as escolas públicas da cidade. 
Já na capital paraibana, cursou Estradas, na Escola Técnica Federal da Paraíba (hoje IFPB), foi residente , presidente da Casa do Estudante e Diretor de Imprensa do Grêmio Estudantil da Escola, aos 16 anos de idade. Venceu, como graduando em Letras, o prêmio FESERP (Festival Sertanejo de Poesia), considerado o maior concurso norte-nordeste. 


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Clã Santiago muda planos: Wilson Pai vai volta à AL e Wilson Filho disputa reeleição

Editor do Blog ladeado pelo deputado Wilson Filho e ex-senador Wilson Santiago
O Clã Santiago, segundo informação surgida na noite desta sexta-feira (9), deve sacudir o tabuleiro político para as eleições de 2018. É que a família que já dispõe de uma cadeira na Câmara Federal, com Wilson Filho, prepara para retomar a cadeira que detinha na Assembleia Legislativa, que deixou quando o ex-senador Wilson Santiago saiu para disputar um mandato de deputado federal.
Pois bem, o Clã já começou a movimentar as bases para reeleição do deputado federal Wilson filho (PTB). Mas até aí, nenhuma novidade. A surpresa vem agora. É que o pai do parlamentar, Wilson Santiago (PTB), decidiu que vai fazer uma dobradinha com o filho e vai disputar um mandato na Assembleia Legislativa nas eleições de 2018. Santiago trabalhava com a perspectiva de indicar Wilson Filho para primeiro suplente de Ricardo Coutinho (PSB), na disputa ao Senado, porém, sem uma confirmação é melhor retomar o mandato de deputado estadual. Inclusive, obtendo uma votação expressiva ajuda a eleger uma bancada forte para o PTB.
Seguindo a máxima de que às vezes é necessário dar um passo para trás, para poder dar dois para frente, Santiago, o pai, já teria, inclusive, sondado bases pelo interior do Estado para saber se os prefeitos que estarão com Wilson Filho estarão com ele também. A informação repassada ao blog foi confirmada por prefeitos, que preferiram ficar no anonimato para não saírem por ‘boca rasgada’. (com Henrique Lima)

Berg Lima pode apoiar dobradinha Wilson/Ruy e quebrar acordo com Janduhy

Por falar nisso, essa estratégia encaixa perfeitamente em situações com dificuldades de solução. Como é o caso de Bayeux, onde o prefeito Berg Lima (Podemos) teria feito compromisso político para apoiar dois candidatos a deputado federal, nas eleições do ano que vem: Wilson Filho (PTB) e Ruy Carneiro (PSDB).
Os dois ajudaram Berg em sua eleição, ano passado, e querem agora reciprocidade. Com a candidatura de Wilson pai, o prefeito estaria aliviado para garantir apoio à Ruy que subiu no palanque com Berg durante a campanha municipal. Agora, o que está causando alvoroço é a quebra de compromisso com a reeleição de Janduhy Carneiro (Podemos). 

Em mais um recado, Cartaxo escala Benilton para deixar o PSD e se filiar ao PMN...

Resultado de imagem para benilton lucena
Está no asfalto uma operação de esvaziamento do PSD de João Pessoa, que ainda está sob comando de Lucélio Cartaxo. E é justamente o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) quem dá o tom e o recado ao grupo das oposições, formado pelo PSDB/PMDB e PSD. Depois de conseguir colocar seu braço-direito, o secretário Zenedy Bezerra, no comando estadual do PMN, Luciano escala outros auxiliares para ingressar na legenda. 
Benilton Lucena, ex-vereador e atual Ouvidor Municipal, é um dos que vão se filiar ao PMN em evento agendado para o próximo dia 17. Entretanto, ele faz algumas exigências para seguir essa estratégia. Egresso do PT, Benilton disputou as eleições do ano passado pelo PSD, quando ficou na suplência.
O recado de Cartaxo é claro: quer disputar o governo e pronto!

Ministério da Integração deve assinar ordem de serviço para Eixo Norte em 10 dias

 
O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua, anunciou, nesta sexta-feira (09), durante audiência pública realizada na cidade de Uiraúna, Sertão paraibano, para debater o eixo norte da transposição das águas do Rio São Francisco, garantiu que no máximo em 10 dias o Ministério da Integração Nacional está assainando a ordem de serviço para retomar as obras. A audiência, proposta pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), aconteceu na Fundação Lica Claudino, e contou com presença de lideranças, especialistas, população e gestores públicos.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui 477 quilômetros de extensão, divididos em eixos Norte e Leste, e beneficiará 12 milhões de pessoas no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Hoje, a região de Campina Grande e a cidade de Monteiro (PB), além de Sertânia (PE), já recebem as águas do Velho Chico. A conclusão da obra do eixo norte da transposição das águas do rio São Francisco vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos.

Presidente nacional do PMN vem à JP dia 17 passar comando da sigla para Zennedy

Hervázio previu liderança do PMN caindo nas mãos de Zennedy:
Carlos Massarolo, ex-deputado federal da Bahia e presidente nacional do PMN, estará dia 17 em João Pessoa. Ele vem para oficializar o novo comando da legenda na Paraíba, agora nas mãos do secretário de Articulação Política e braço-direito do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), Zennedy Bezerra depois de muito tempo sob o domínio do casal Bala Barbosa e Lídia Moura. Até o dia do evento, Zennedy promete novidades. 
O evento acontece às 9h, no Netuanah Praia Hotel, na orla da capital. Em 11 de junho, será feita a nomeação de Zennedy no sistema do partido, em São Paulo. A atual presidente estadual da legenda, Lídia Moura, será a secretária-geral do PMN e o esposo dela, Bala Barbosa, o vice-presidente.

MP exige que Prefeitura de Serra Grande realize concurso público e rescinda todos os contratos temporários

Resultado de imagem para promotoria de itaporanga
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na Promotoria de Justiça de Itaporanga-PB, o Município de Serra Grande, Vale do Piancó, e o seu atual Prefeito se comprometeram a tomar várias medidas para que os contratos temporários firmados naquele Município fosse gradativamente substituído por servidores efetivos devidamente aprovados com a realização de um concurso público.
Nesse sentido, as primeiras provas do Concurso deveriam ter sido realizadas em 11 de dezembro de 2016, conforme o TAC assinado pelo então Prefeito, o Procurador Jurídico e o Secretário de Administração de Serra Grande, constando como sanção em caso de descumprimento a pena de multa pessoal em desfavor do gestor Sr. Jairo Halley no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e, ainda, na imputação de multa ao Município de Serra Grande-PB, na quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Nas referidas ações, o Promotor de Justiça Dr. Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho destaca que "em 05 (cinco) meses os ora executados não foram capazes de realizar um simples estudo quantitativo de cargos e vagas existentes no âmbito administrativo do pequeno Município de Serra Grande" e "apesar de transcorrido quase 01 (um) ano da assinatura do TAC, os promovidos sequer deram início ao procedimento licitatório destino a escolher a empresa/entidade organizadora do concurso".
Portanto, o Ministério Público Estadual ajuizou, nos dias 07 e 08 de junho deste ano, os processos executivos para que haja a a rescisão de todos os contratos temporários existentes irregularmente no Município, com a realização do concurso público no prazo fatal de 05 (cinco) meses, e, ainda, cobrando ao Gestor Público e à Prefeitura de Serra Grande os valores das multas por causa do descumprimento do acordo.
Uma das ações já foi despachada pelo Dr. Antonio Eugênio Leite, Juiz da 2º Vara Mista de Itaporanga, e encontra-se com audiência marcada para o dia 13 de julho de 2017. (com Ascom)

MP reúne Executivo, Legislativo e PM, buscando reabrir agência do Banco do Brasil em Conceição

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
O Ministério Publico da Comarca de Conceição deu continuidade ao Inquérito Civil Público, que foi impetrado através de denúncia do Vereador Stherlan Lira (PC do B) contra o Banco do Brasil, que encontra-se com agência local fechada desde 16 de agosto de 2016, consequência de arrombamento por assalto a agencia local. 
Na audiência se fizeram presentes além do vereador Stherlan Lira , o Juiz da comarca local Dr. Kleyber Thiago, a assessora da promotoria Dra. Emanuela Severo, o comandante de Companhia de Polícia Militar local Josélio Araujo,  o prefeito de Conceição Nilson Lacerda, o presidente da Câmara de Conceição Samuel Lacerda, entre outras autoridades locais e das cidade vizinhas de Santa Inês, Santana de Mangueira e Ibiara.
O Ministério Publico fez diversos questionamentos ao Banco do Brasil representado na oportunidade pelo gerente local Tony, em contra partida O Conselho Municipal de Segurança já adota medidas para dificultar futuras investidas criminosas contra as agencias bancárias.
Instalação central de monitoramento por camarás de última geração, seria na companhia de Polícia Militar, fiscalização dos hotéis da cidade, bloqueio parcial da Avenida Sólon de Lucena, centro da cidade, tão logo seja reaberto a agência em dias de pagamento, a possibilidade de criação de lei para proibição de permanência de ambulantes nas proximidades das agências bancárias e proibir uso de capacites dentro das agências e no comercio local.  
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas
Para o Vereador Stherlan Lira, desde que provocou e o MP instalou o Inquérito Civil Público, o banco adotou diversas medidas, e segundo o gerente local a reforma já encontra-se com 90% concluída, e está se encaminhando para reabertura e garantindo a sociedade de Conceição e cidades vizinhas o pleno funcionamento da agência.

Sanny Japiassú toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da Unape

IMG-20170608-WA0307
A procuradora do Estado, Sanny Japiassú, tomou posse no cargo de Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), em solenidade ocorrida na noite da última terça-feira (6), no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Ela, que cumpre o seu último ano de mandato à frente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas), fica marcada como a primeira paraibana a ocupar uma das três mais importantes funções da Anape.
Também foram empossados o novo presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, procurador do Estado do Rio Grande do Sul, que assume a gestão da entidade de classe pelo triênio 2017-2020, substituindo Marcello Terto e Silva, e os demais membros da diretoria que compuseram a chapa “Novos Rumos – Resistir e Avançar”, eleitos em processo eleitoral realizado no último mês de maio. Na ocasião, Sanny Japiassu, destacou a responsabilidade que a nova diretoria terá em suceder o excelente desempenho da gestão do procurador Marcello Terto. Segundo ela, a continuidade da luta pela valorização da carreira e a defesa das prerrogativas dos procuradores em todos os Estados serão as principais linhas de atuação da administração de Telmo Lemos.
O novo presidente da Anape se comprometeu em atuar de forma cada vez mais conjunta e unida com dirigentes de associações estaduais e procuradores. Ele apresentou as bandeiras da entidade para os próximos anos e chamou atenção especial para a necessidade da aprovação da PEC 82/2007, que “deferirá a necessária autonomia institucional aos órgãos da Advocacia Pública”.
Presente na solenidade, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou a importância da classe dos procuradores de Estado no cenário nacional. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que foi procurador de carreira, parabenizou a gestão que se encerrou e apresentou votos de sucesso ao presidente Telmo Lemos e demais membros da diretoria empossada. Ele aproveitou para alertar sobre a necessidade de se reduzir o tamanho do estado brasileiro, e exortou os procuradores estaduais e distritais a participarem deste processo.

Presidida por Genival Matias, sessão da ALPB e CMJP homenageia centenário do Lions Clube que realiza ações para comunidades carentes em todo o mundo

O trabalho desenvolvido pelo Lions Clube Internacional é nobre e faz bem tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado. Atitudes como esta merecem todas as honras possíveis. Foi o que aconteceu na noite desta quinta-feira (8) quando a Assembleia Legislativa da Paraíba em sessão conjunta com a Câmara Municipal de João Pessoa, realizada na Fundação Casa José Américo de Almeida, prestaram homenagem ao centenário do Lions Clube. 
O deputado Genival Matias (Avante), que presidiu a homenagem, enalteceu os relevantes serviços prestados a comunidade pela entidade. “Essa entidade desenvolve projetos sociais e ações comunitárias que são importantes para as pessoas que necessitam de serviços básicos”, comentou. O Lions Clube foi criado com o propósito de realizar ações filantrópicas em benefício de comunidades carentes por todo o mundo. Genival pontuou que essa homenagem é mais que justa, porque a entidade desenvolve um trabalho social para as pessoas que mais precisam. “É um trabalho que o Lions faz com extrema competência e é um serviço de relevância para a sociedade”, destacou.
Fundado nos Estados Unidos em 7 de junho de 1917, o Lions Clube atua no Brasil desde o início da década de 1950, oferecendo diversos serviços para a comunidade. A história do Lions Clube na Paraíba começa em 1954, com a fundação da sede de João Pessoa no Centro. No ano seguinte, também foi fundado um dos clubes no Centro de Campina Grande. Hoje em dia, o Lions Clube está presente em diversas cidades da Paraíba e os 22 clubes filiados mantém uma agenda constante de assistência social a comunidade.
 
Entre as ações promovidas pelo clube, está a campanha permanente de saúde da visão, que mantém um banco de óculos para a comunidade, além de oferecer serviços mutirões de consultas e de cirurgias de catarata. Em João Pessoa, inclusive, está sendo implantado um hospital, voltado para este tipo de assistência, em parceria com instituições e o poder público local. Outra ação do Lions Clube na Paraíba é a fundação de bibliotecas públicas. Mais de 20 bibliotecas foram fundadas no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Além da fundação, as bibliotecas recebem assistência permanente do Lions Clube de Santa Rita.
A sessão especial conjunta foi proposta pelo deputado estadual Genival Matias (Avante) e pelo Vereador da Capital, Humberto Pontes, contando ainda com a participação do deputado Janduhy Carneiro.

Superintendente da Conab agenda com Genival Matias ida à Sousa com objetivo de reativar posto da Conab para baratear distribuição do milho na região

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O deputado estadual Genival Matias (Avante) acompanhado do vereador Korolal Júnior estiveram com o superintendente da Conab-PB, Gustavo Guimarães, nesta quinta-feira (8), oportunidade em que reivindicaram a reativação do Posto de Atendimento da Conab na cidade de Sousa. Desde seu desligamento, os pequenos agricultores da região vem sofrendo inúmeras dificuldades, principalmente, para a aquisição do milho já que a distância até a cidade de Patos, onde o valor do milho é de R$ 33,00, eleva consideravelmente o custo, pois em Sousa o mesmo é comercializado entre R$ 62,00 e R$ 65,00. 
O superintendente agendou com o deputado e o vereador uma visita técnica até o local de instalação do posto de atendimento em Sousa para os próximos 15 dias e assim garantir a reinstalação da Conab em Sousa, contando com um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura local. De acordo com Genival, o semiárido nordestino vem enfrentando a maior estiagem da sua história e com a reimplantação do posto da Conab em Sousa, milhares de produtores de uma das regiões mais importante do setor agropecuário no estado poderão ser beneficiados. 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

TAG apresenta projeto de voos municipais entre JP/Patos/Cajazeiras e depois entre Monteiro/Itaporanga/Catolé/Sousa

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta quinta-feira (8), na Granja Santana, com empresários da TAG Linhas Aéreas, empresa que pretende implantar uma linha aérea regional com atuação nos aeroportos da Paraíba. A ideia inicial é que sejam feitos quatro voos diários para atender a demanda da população que precisa se deslocar, por exemplo, de João Pessoa para Cajazeiras ou Patos, com mais agilidade e segurança. O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, e o chefe da Casa Militar, major Anderson Pessoa, também participaram da audiência.
Ricardo comentou que a intenção é muito boa e trará diversas vantagens para os usuários dos voos, além de gerar crescimento econômico e empregos nas regiões. “Este voo vai trazer uma economia de tempo que poderá facilitar a vida de boa parte da população que se desloca, frequentemente, entre as cidades paraibanas. Acredito que haverá uma grande demanda para estes voos”, comentou.
O empresário Delano Mota ressaltou que o projeto da TAG Linhas Aéreas já tem o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os voos terão, inicialmente, capacidade para cerca de 30 passageiros. “Viemos mostrar o nosso projeto ao governador para alinhar a criação da empresa com os aeroportos, tendo toda a infraestrutura para que possamos operar um voo regular. A ideia é que a TAG trabalhe com Cajazeiras, Patos, Monteiro e todos os outros aeroportos que tenham condições de absorver nossos voos. Ainda não temos uma previsão de início, mas queremos fazer tudo dentro das normas para alcançar nossa meta, que é oferecer esse voo para a população paraibana. E no futuro pretendemos também fazer voos para outros estados, como de Cajazeiras para Fortaleza por exemplo”, concluiu.
De acordo com o superintendente do DER, Carlos Pereira, cabe ao órgão a manutenção dos aeroportos regionais, que são localizados em Cajazeiras, Patos, Monteiro, Catolé, Itaporanga e Sousa. “Entre os nossos aeroportos temos dois homologados, Patos e Cajazeiras, mas o de Cajazeiras ainda não está homologado para voos noturnos, porque estamos concluindo o balizamento noturno em convênio com a Anac. Esse balizamento está em pleno andamento e será abastecido com energia solar, devendo até julho ser homologado. A empresa TAG tem o interesse de fazer um voo regional e nós do DER, que cuidamos da manutenção dos aeroportos, estamos aqui para darmos a nossa colaboração”, frisou.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Antecipando-se a possível decisão desfavorável em processo administrativo no TJ a desembargadora Maria das Neves pede aposentadoria por invalidez...

A desembargadora Maria das Neves do Egito, Doutora Nevita, formalizou ontem (5) pedido de aposentadoria por invalidez ao Tribunal de Justiça da Paraíba. Com isso, deve perder o objeto um processo administrativo ainda em tramitação no TJPB que teria como propósito aposentá-la compulsoriamente. A informação e a explicação foram dadas pelo advogado Hermano Sá, que representa a desembargadora perante o TJPB, acrescentando que “no mais, a aposentadoria deverá se operar após as realização dos atos que precedem, em especial a submissão a uma junta médica para averiguação da incapacidade permanente”.
O processo prejudicado com o requerimento da desembargadora corre desde abril de 2016. Foi aberto para “verificar a invalidez” da Doutora Nevita “para fins de aposentadoria”. Aberto por ordem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base em denúncia anônima segundo a qual ela não conseguia cumprir integralmente com suas funções desde 2014. A desembargadora perdeu mobilidade há mais de dez anos, após um acidente automobilístico. Em 2015, seu estado de saúde agravou-se em consequência de acidente vascular cerebral (AVC). Mas, conforme seu advogado, em vez de submetê-la a tratamento de recuperação que a lei recomenda para todas as pessoas com deficiência, a maioria de seus colegas decidiu abrir processo para tentar aposentá-la.
A decisão foi tomada pelo Pleno do TJPB em 6 de abril de 2016 e confirmada em outra sessão administrativa extraordinária no dia 23 de maio do ano passado. Nesta mesma sessão, foi indeferido um pedido da desembargadora para entrar gozar férias acumuladas por 145 dias, em razão de períodos não gozados desde 2010. A decisão obrigou Doutora Nevita a reassumir as suas funções no dia seguinte e a receber, menos de 24 horas depois, notificação da Presidência do TJPB para apresentar em 15 dias uma defesa prévia no processo administrativo de “verificação da invalidez da magistrada (…) para fins de aposentadoria”.

Prefeitura de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde realizará grande "Arraial da Saúde"

A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde do município realizará nesta segunda-feira, 12 de junho – Dia dos Namorados, o primeiro grande Arraial da Saúde 2017. O secretario Rênio Macedo espera conta com todos os profissionais e servidores que compõem a saúde do município. Na ocasião será oferecido comidas típicas, quadrinha improvisada e muito forró.  
Segundo o secretario de Saúde Rênio Macedo, esse evento é uma das maneiras de proporcionar um momento de descontração e integração entre todos os servidores que fazem parte do quadro funcional desta Secretaria,como também as outras Secretarias.Enfatizou Rênio.
O evento acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Saúde localizada na Rua Professora Maria Silva a partir das 10:00 hs e contará com as presenças do Prefeito José Paulo Filho,Secretario Renio Macedo e demais Secretariados Municipais. Ainda, o evento receberá o convidado de honra o Radialista Antonio Malvino. (com Ascom)

CNJ aponta situação ruim ou péssima em presídios da PB; Veja no Vale do Piancó

Resultado de imagem para cadeia pública de itaporanga
Pesquisa realizada pela Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre as condições dos presídios brasileiros, mostra que metade dos presídios da Paraíba estão em situação péssima ou ruim. A Paraíba ostenta o sétimo maior déficit de vagas, com 83%. No Estado existem 83 unidades prisionais, das quais 30 funcionam em condições péssimas, 15 em situação ruim, 30 regular e 7 boa. 
Os dados mostram que os presídios no estado abrigam 12.367 apenados, mesmo com a capacidade sendo para apenas 6.422 presos. O que representa um déficit de 5.368 vagas. A avaliação é feita por juízes de execução penas em inspeções realizadas nas unidades prisionais. A pesquisa aponta o presídio do Roger, em João Pessoa, com o maior déficit no estado: são 2.494 presos amontados em um espaço para apenas 470. Em seguida, aparece o presídio do Serrotão, em Campina Grande, onde 1.010 presos estão amontoados num espaço para 280 vagas.
No Vale do Piancó, por exemplo, a situação é considerada péssima nas cadeias públicas de Conceição, Coremas, Itaporanga, Piancó e Santana dos Garrotes. Porém, nos municípios de Coremas e Santana dos Garrotes há mais vagas do que presos. Em Conceição,61 presos num espaço para 35 vagas; Em Coremas, são 30 presos para um espaço de 36 vagas; Em Itaporanga, São 89 presos num espaço para 40 vagas; Em Piancó, há 51 presos para um espaço de 12 vagas; Por fim, em Santana dos Garrotes,7 presos num espaço para 20 vagas.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Ex-prefeito Alexandre Braga é inocentado no TRF 5 e está apto a disputar eleições

Em sessão plenária, realizada na tarde desta terça-feira (6), o Tribunal Regional Federal (TRF 5), em Recife (PE), analisado processo contra o ex-prefeito Alexandre Braga (PTB), de Conceição, acatou tese da defesa, em julgamento de ação penal envolvendo o ex-gestor, e decidiu inocentá-lo de qualquer condenação. Decisão que o deixa apto a disputar qualquer cargo eletivo nas próximas eleições. Alexandre Braga foi prefeito de Conceição por dois oportunidades consecutivas.
Falando nisso, o ex-prefeito esteve nesta terça-feira celebrando parceria com o empresário João Grigório, presidente do Sistema Arapuan, e Daniel Nobre, diretor comercial da Arapuan, com objetivo de retransmitir através da Conceição FM o programa 60 Minutos - apresentado por Heron Cid e Anderson Soares - que é gerado pela Rede Arapuan de Rádios, das 18h às 19h.
A estréia na Conceição FM será na próxima sexta-feira (9), cobrindo o Vale do Piancó e parte de municípios de Pernambuco e Ceará.

Outro peixe graúdo: Moro manda prender Henrique Alves, em Natal, por desvio de R$ 77 milhões na construção da Arena das Dunas

 Resultado de imagem para arena das dunas
O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente da Câmara e ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e o mandado foi cumprido na manhã desta terça-feira (6), em desdobramento da Operação Lava Jato. O ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados. Ao amanhecer, a PF já estava na porta do prédio onde mora Henrique Alves, em Natal (RN).
Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo PF, o sobrepreço chega a R$ 77 milhões. São cumpridos 33 mandados, sendo cinco mandados de prisão preventiva (sem prazo), seis de condução coercitiva, quando alguém é levado a depor, e 22 de busca e apreensão nos no Rio Grande do Norte e no Paraná.
A investigação se baseia em provas da Lava Jato, que apontam o pagamento de propina a Cunha e Alves em troca de favorecimento a duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio. Segundo a PF, foram identificados pagamentos de propina por meio de doações oficiais entre 2012 e 2014 . Além disso, um dos investigados usou valores supostamente doados para a campanha de 2014 em benefício pessoal.
Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. O nome da operação é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa uma mão lava a outra.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Elba Ramalho critica predomínio de Sertanejos no Maior São João do Mundo em CG

Resultado de imagem para elba em caruaru
A cantora Elba Ramalho, um dos ícones do São João nordestino, criticou programação de Campina Grande e reclamou do espaço tomado por artistas da música sertaneja nas grades juninas. A cantora paraibana, que se apresenta em Conceição (dia 21) e Campina (dia 24), encerrou a noite de abertura dos festejos de junho de Caruaru, conhecida como a Capital do Forró, com roteiro composto por xote, forró, quadrilha e outros ritmos locais. Além dela, apresentaram-se a Orquestra de Pífanos de Caruaru, Maestro, Mozart Vieira, Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro.
"Falei com a Paraíba, reivindiquei porque o São João de lá está muito mais comprometido que o São João daqui. Eu não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Tem espaço para tudo, no céu cabem para todos os artistas, ninguém atropela ninguém. Porém eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa", disse ela, pouco antes de apresentação na noite de abertura da Capital do Forró. 
"Aí quando chega aqui no São João, em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante, cara, não ter os trios. Quando chega o São João, se você não tem forró... Eu não quero ir a uma festa que não tenha forró", comparou. Em Caruaru, Elba apoiou a campanha Devolva meu São João, encabeçada por Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão, e Chambinho do Acordeon, conhecido nacionalmente após interpretar o Rei do Baião no filme Gonzaga: De pai para filho, de Breno Silveira. Nas redes sociais, a manifestação conta com adesão de cantores, compositores e instrumentistas de vários estados do Nordeste. Eles compartilham textos, vídeos e imagens com os dizeres "Devolvam o nosso São João", "São João é do Nordeste" e "São João só é grande quando tem forró", entre outros.
A cantora esteve no estado natal na quinta-feira para a inauguração de uma exposição em homenagem a ela no Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande. No dia seguinte, ela, Alceu Valença e Geraldo Azevedo fizeram o segundo show em Pernambuco da turnê comemorativa aos 20 anos d'O grande encontro, projeto criado em parceria com Zé Ramalho. Na ocasião, o compositor de Morena tropicana fez um protesto contra Michel Temer e conclamou a plateia a lutar pelas eleições diretas. "Temer é temeroso. O Congresso votar pra presidente? Nem pense! Então é o seguinte: uma PEC para a gente escolher Diretas Já", disparou o pernambucano. (com Diário Pernambucano)

domingo, 4 de junho de 2017

Deputado Anísio Maia vai a Coremas e pede fiscalização na vazão de águas

O deputado estadual Anísio Maia (PT) visitou as comportas da barragem de Coremas, no Vale do Piancó, onde foi fiscalizar a saída da água. O deputado postou um vídeo em uma rede social onde informou que na próxima terça-feira (06) irá à Cagepa conversar com o superintendente do órgão para pedir o acompanhamento da saída da água.
“A água pertence a todos mas tem que ser repartida e dividida com muito cuidado” declarou o parlamentar. De acordo com o deputado a preocupação é de que venha faltar água em Coremas por conta de algum erro de cálculo na vazão. Porém, a responsabilidade do complexo Coremas/ Mãe D'água é da Agência Nacional das Águas (ANA).

Joelma recebe prefeito Romero Rodrigues e elogia estrutura do São João

Foto: Codecom/CG
Depois da cantora Walkyria Santos, que cantou no Palco Principal do Parque do Povo, neste segundo dia do Maior São João do Mundo, na noite deste sábado, 03, em seguida foi vez da estrela Joelma, que fez pessoalmente ao prefeito Romero Rodrigues elogios à organização do evento.
Momento na antes de entrar no palco para sua apresentação, que fechou os shows da noite no Palco Principal, Joelma recebeu em seu camarim o prefeito Romero Rodrigues e a primeira-dama do município, Micheline.
Na ocasião, a cantora, ex-Calypso, externou a sua satisfação em ser convidada para o evento e teceu elogios à estrutura da festa. 

Oposição vai ungir nome com maior viabilidade eleitoral, diz Manoel Ludgério

Resultado de imagem para manoel ludgério
O deputado estadual, mais votado em 2014, e atual chefe de Gabinete da prefeitura de Campina Grande, Manoel Ludgério (PSD) amenizou as ilações sobre a possibilidade dos prefeitos Romero Rodrigues (PMDB) de Campina Grande, e Luciano Cartaxo (PSD) de João Pessoa, disputarem as eleições estaduais no próximo ano.
Ludgério (PSD) disse que o partido mantém a filosofia de união das oposições, e só no momento certo o nome que tiver maior viabilidade eleitoral, será ungido para a disputa estadual.

"Se quiserem que eu saia, têm que me matar", diz Temer após prisão de ex-assessor

Em sua coluna deste domingo, o jornalista Lauro Jardim, primeiro a publicar as delações da JBS, revela que Michel Temer teria dado um único caminho para sua remoção do Palácio do Planalto: seu assassinato. "Fique tranquilo, não vou renunciar, não vou sair. Vou recorrer até o fim. Se quiserem que eu saia, têm que me matar", a frase teria sido dita por Michel Temer ao presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que teria proposto a sua renúncia.
Apegado ao cargo, Temer será o primeiro ocupante da presidência da República na história do Brasil – e de qualquer país minimamente civilizado – denunciado por corrupção, organização criminosa e obstrução judicial, que evita a renúncia e se mantém no poder por um ato de vontade. Ontem, seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (na foto com Temer), que recebeu uma mala com propinas de R$ 500 mil da JBS, foi preso.
Segundo delatores da empresa, o dinheiro era destinado a Temer. Na tragédia nacional, as forças que deram o golpe ainda não encontram uma forma de se livrar do desastre criado para o Brasil.