sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Presidente do Senado, Eunício Oliveira afirma que votará em Lula se o PMDB não lançar candidato em 2018

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que é eleitor do ex-presidente Lula e pretende votar no petista, nas eleições presidenciais do ano que vem, caso seu partido, o PMDB, não lance candidato e não faça um entendimento nacional sobre as alianças locais para o pleito. A declaração foi dada ao jornal O Povo, de seu Estado, o Ceará, na noite desta quinta-feira, 19, após abertura do Seminário Empreender, no Sebrae de Fortaleza.
"O PMDB é um partido livre", diz. "Se tiver liberado, se (o voto) for livre, obviamente votarei no presidente Lula", repetiu o senador à publicação. O afago do presidente do Senado a Lula fortalece a tese de que Eunício pode estar se aproximando do governador Camilo Santana (PT) com o intuito de disputar uma das vagas ao Senado, numa eventual aliança com o petista na mesma chapa eleitoral em 2018, onde ele tentará a reeleição. A outra vaga já estaria prometida a Cid Gomes (PDT), irmão do presidenciável Ciro Gomes. Em 2014, Eunício e Santana foram adversários na disputa pelo governo do Estado.
PT e PMDB, rompidos no plano nacional desde o impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, já vêm negociando alianças para as eleições de 2018 em pelo menos cinco dos nove Estados do Nordeste, dentre eles o Ceará. Isso em razão da força que Lula ainda possui na região e pelo fato de o PMDB ser o partido com maior tempo de TV e ter o maior número de prefeituras do País, o que seria um bom acordo para ambos os partidos.

Nenhum comentário: