sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Lira e deputados federais desafiam comando de Maranhão no PMDB que provoca convocação de reunião do partido na próxima semana

O comando absoluto do senador José Maranhão sobre o PMDB da Paraíba nunca esteve tão ameaçado. O senador já enfrentou outras resistências e crises, desde o fatídico caso do Campestre, mas até então vem saindo vitorioso. Não podemos dizer o mesmo do PMDB, que perdeu quadros importantes como Wilson Santiago, Gervásio Maia Filho, Trocolli Jr ...
Desta vez, Maranhão parece enfrentar a mais organizada “rebelião” dentro do partido, capitaneada por um outro senador, que goza neste momento do mais alto prestigio na cúpula nacional do PMDB e da Política brasileira. Antes esse prestígio com a direção nacional era praticamente uma exclusividade de Maranhão e era uma das “armas” usadas por ele para enfrentar as crises internas e sair sempre vitorioso.
Por ironia do destino, é exatamente esse cenário nacional que pode se voltar contra Maranhão, uma vez que o presidente Michel Temer, necessita agora, como poucos governos precisaram, de votos de deputados e senadores para implantar as reformas e aprovar os projetos que precisa.
Pois bem, capitaneados pelo senador Raimundo Lira, toda bancada federal do PMDB, com exceção do próprio Maranhão, formada por Veneziano Vital, Hugo Motta e o novato André Amaral, além do ex-prefeito Nabor Wanderley (Patos), se reuniu ontem no apartamento de Lira e decidiram oficializar um bloco para se contrapor a Maranhão e a Manoel Jr.
Esse grupo tem nada mais, nada menos que quatro votos no Congresso Nacional, contra o único de Maranhão. É pouco provável que o ex-governador ainda mantenha um prestígio mais elevado que o bloco junto a Temer e Executiva Nacional do Partido. Sem falar que o senador Raimundo Lira ainda deve ser alçado a condição de líder do partido ou mesmo do governo, no Senado, enquanto Maranhão está se despedindo da Comissão de Constituição e Justiça.
O encontro no apartamento de Lira e a nota que foi divulgada logo após, surtiu um efeito imediato. Antes mesmo da reunião acabar, senador José Maranhão convocou a primeira reunião da Executiva do PMDB depois das eleições do ano passado. Ou seja, nem mesmo o vexame das eleições foi capaz de reunir o partido para uma avaliação, mas a formação deste bloco foi.

Confira nota divulgada pela assessoria do senador Raimundo Lira após a reunião:

O Senador Raimundo Lira, os Deputados Federais Veneziano Vital do Rêgo, Hugo Motta e André Amaral, além do Deputado Estadual Nabor Wanderley, se reuniram na tarde desta quinta-feira (12) para definir uma estratégia de fortalecimento do PMDB na Paraíba.
O encontro durou cerca de quatro horas e foi realizado no apartamento de veraneio do Senador Raimundo Lira, na praia Ponta de Campina, em Cabedelo. O objetivo, segundo relato do Senador, foi o de definir algumas premissas desse grupo, que permanecerá unido. Ao final do encontro, os parlamentares definiram alguns pontos, destacados abaixo:

- Os quatro parlamentares federais terão uma ação parlamentar unificada em Brasília, em apoio ao governo do Presidente Michel Temer e, sobretudo, em defesa dos interesses da Paraíba, seja do Governo do Estado ou das Prefeituras Municipais;

- O grupo, no momento, tem como preocupação principal o trabalho, deixando para o próximo ano as questões referentes à política e à realização das eleições de 2018. No momento, o objetivo é o trabalho unificado. Este grupo estará aberto para agregar outros companheiros peemedebistas aqui na Paraíba, sejam deputados, ex-deputados, prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças.

- O grupo definiu que o Senador Raimundo Lira conversará com o Governador Ricardo Coutinho para relatar os assuntos que foram discutidos na reunião desta tarde.

Nenhum comentário: