sábado, 3 de janeiro de 2015

Saneamento Básico é um dos grandes desafios de Itaporanga que tem transformado o Rio Piancó no maior esgoto a céu aberto da Paraíba

Reportagem Especial - Saneamento Básico, um dos grandes desafios de Itaporanga
O Senado aprovou em dezembro passado o terceiro eixo da transposição para a Paraíba, através de ramal pelo Rio Piancó. Porém, antes é necessário salvar o rio que vem sendo transformado no maior esgoto a céu aberto do Estado. Itaporanga é a cidade que mais polui o rio ao despejar esgoto no seu leito. (Clique nas imagens para ampliá-las)
Itaporanga uma realidade crônica com esgotos a céu aberto
A primeira de uma série de reportagens especiais produzidas pelo Blog do Ricardo Pereira sobre os desafios para os próximos anos fala sobre um problema que há décadas vem preocupando a população de Itaporanga: o sistema de esgotamento sanitário. A rede de esgoto da cidade, que cobre a parte central, foi construída, boa parte dela, na década de 80. De lá pra cá, centenas de residências foram construídas, e já não comporta os dejetos que a cada dia são jogados cada vez mais em volume maior.
Os conjuntos habitacionais e loteamentos que foram construídos nos últimos anos também representam um agravo para o problema, já que não há um planejamento para o sistema de esgotamento sanitário. Boa parte do esgoto das novas casas são jogados a céu aberto, muitas vezes bem próximo às residências, ou mesmo em vias públicas. Tanto faz se no centro ou na periferia, Itaporanga convive com um grande problema no quesito saneamento.
Na tarde desta sexta-feira (2) pudemos conferir o estrago que isso vem causando. Moradores do Alto do Madeiro, por exemplo, tem sofrido com constantes transbordamentos da rede com esgoto em suas portas. O mais recente já dura mais de dois meses e as pessoas convivem com o esgoto em suas portas. A rua é uma das mais movimentadas da cidade por ser via de acesso ao colégio Diocesano, ao cemitério, ao quartel do 13º BPM, ao pólo da UAB-Virtual, etc. 
Semana passada a prefeitura buscando visando uma solução para o destino de águas fluviais na região abriu uma extensa vala, com cerca de 400 metros de cumprimento, em direção ao leito do Rio Piancó. No entanto, como a bomba da Cagepa, localizada na rua, responsável pelo bombeamento do esgoto da parte leste da cidade em direção a lagoa de tratamento, quebrou ocasionando o seu transbordamento. 
Com isso,ao invés de águas fluviais é esgoto in natura que escorre pela vala e deságua no rio. Um crime irreparável para a natureza, diante de grande degradação. Só que na parte oeste da cidade, o rio também recebe e há anos esgoto in natura, através do canal xique-xique [construído décadas atrás para escoamento de águas fluviais]. 
A situação é condenada pelos vereadores Ricardo Pinto, João Guimarães, Izabelle Mendes, Jacklino Porcino e Ivanilto Palmeira, que juntos pedem ao Ministério Público, Sudema e Ibama, uma intervenção urgente nessa questão visando atenuar o estrago causado.
De tempos em tempos o problema acontece também em pleno comercial da cidade. Na Avenida Getúlio Vargas a rede coletora de águas fluviais que passa ao lado da agência do Bando do Brasil vez por outra causa transtornos imensuráveis quando há transbordamento do esgoto ali jorrado e que desemboca no canal Xique-Xique. Nesses períodos o mau cheiro é intenso e conferido tanto pelos itaporanguenses quanto por visitantes.
O canal Xique-Xique, maior esgoto à céu aberto da região, é um descaso do poder público que tem condenado centenas de famílias de ruas em suas margens. “A fedentina é insuportável, durante o dia e a noite, prejudicando crianças, jovens e idosos”, comenta moradora da Rua Marta Batista de Moura.
Em épocas chuvosas o esgoto transborda do canal invadindo as residências levando toda contaminação possível para os moradores. Além disso, há ainda uma lagoa de esgoto num riacho próximo, onde crianças brincam e até tomam banham. Mosquitos, muriçocas, baratas e ratos são constantes nesses locais levando doenças para dentro das casas. Isso em pleno centro da cidade.
 
Soluções - Há que se falar sim em um projeto amplo de Saneamento Básico para Itapranga. No entanto, isso demanda muito dinheiro e tempo. A curto prazo o poder público deve se esforçar em encanar o máximo de esgotos da cidade, a fim de que estes não jorrem a céu aberto, visto que isso pode causar muitas doenças, aumentando ainda mais os problemas coma saúde da população. É imprescindível também observar os impactos ao meio ambiente.
O investimento em tubulação é baixo e está ao alcance da Prefeitura. Todos os dias, dezenas de pessoas sofrem com esgotos em frente às suas casas, quando não em seu interior, nos quintais, em terrenos, etc. Resolver o problema do esgotamento sanitário é um grande desafio para próximas gestões municipais.
O próximo gestor há de preparar a rede geral de esgotos, para que esta seja condizente com o tamanho da cidade. Na construção de novas casas, seja pelo poder público, seja por particulares, há que se traçar um plano que visualize a questão, para que o problema não aumente ainda mais. Uma nova gestão que leve em consideração a saúde da população, deve saber que esta passa pela qualidade de vida que ela terá, com planejamento e serviços eficazes.

Agonizando com poluição Rio Piancó é o maior esgoto a céu aberto da Paraíba
Único rio federal no território do Estado da Paraíba, o Rio Piancó - que abastece a maior caixa d’água do estado (o complexo Coremas/Máe d’água) continua agonizando lentamente devido a insensatez dos gestores públicos e a falta de consciência da população. Mesmo em épocas de chuvas o que se ver em seu curso é uma calda negra de puro esgoto (doméstico e industriais).
O rio está se transformando em um verdadeiro depósito de lixo, onde tudo se coloca: animais mortos, lixo doméstico, lixo hospitalar e até mesmo entulho. Estão cometendo um crime ambiental hediondo. Ou seja, o que deveria ser preservado para manutenção da qualidade da água, está sendo degradado.
Um dia morto, o estrago será incalculável para toda a região cuja população sofrerá e se arrependerá de um dia ter feito tanto mal a uma maravilha da natureza, bem na porta de casa sem ter recebido o devido valor. O Piancó agoniza poluído, cheio de esgoto, lixo e entulho.
 
Canal xique-xique despeja esgoto in natura no leito do Rio Piancó 

Senado aprova terceiro eixo da transposição pelo Rio Piancó
A Comissão Externa do Senado Federal que acompanha os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco apresentou em dezembro passado relatório final dos seus dois anos de funcionamento e aprovou sugestão do senador Cícero Lucena (PSDB), acatada pelo relator, com a inclusão do novo ramal da transposição para atender a Paraíba, através do Rio Piancó.
Fundamental para garantir o abastecimento d’água de uma das regiões que mais sofrem com a estiagem o terceiro eixo da transposição, pelo Rio Piancó, está orçado em R$ 200 milhões, e será construído através do PAC 3. Antes, porém, para começar a receber as águas o Rio Piancó necessita de outros milhões em recursos para ser salvo.
Recursos que deverão ser empregados em saneamento básico nas sete cidades que são banhadas pelo rio: Santa Inês, Conceição, Ibiara, Diamante, Boa Ventura, Itaporanga, Piancó e Coremas; caso contrário o projeto estará fadado ao fracasso pois as águas vão ser misturadas a esgotos tornando-se impróprias.

Nenhum comentário: