sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prefeitura de Itaporanga inaugurou escola sem colocar nome de Maria de Fernão, homenageada, na placa e ex-vereador indigna-se com desleixo...

Escolas foi inaugurada sem nome da homenageada - dona Maria de Fernão 
Ainda sobre a polêmica do projeto que tentava denominar novamente a escola infantil do Conjunto Chagas Soares, o ex-vereador Erivaldo Rufino, morador da localidade, em contato com o blog, mostrou-se indignado com a banalidade como as coisas são tratadas na atual gestão. Ele foi o autor do projeto que deu o nome de dona Maria de Fernão, a escola.
"Como é que a prefeitura e o próprio vereador (Ubiramar) não tiveram cuidado de averiguar se a escola já tinha nome. Em 2012, por unanimidade, a câmara aprovou projeto de minha autoria que homenageou uma lutadora dos pobres de nossa terra, que foi Maria de Fernão. É preciso mais cuidado e responsabilidade com as coisas", comentou. A indignação de Erivaldo é compartilhada pela população e sociedade itaporanguense. O novo projeto apresentado ontem foi arquivado, pela Mesa Diretora ao cientificar-se da existência do projeto anterior.
Quando da inauguração da escola, há menos de um mês, observei que a placa não tinha o nome de dona Maria de Fernão (veja na foto acima), desconsideração para família de qualquer homenageado que fosse, porque o prefeito Audiberg Alves, na oportunidade, anunciou que seria dado o nome de Tia Laura - baluarte da educação local. Ora, como é que a prefeitura não foi atenta para pesquisar e saber que já existia um nome na escola. O próprio procurador geral do Município, José Valeriano, que poderia ter alertado, exercia mandato de vereador e aprovou a matéria. Responsável por todo setor jurídico da edilidade ele não foi capaz de lembrar que tinha aprovado.
Outro caso estarrecedor é que a inauguração, além de demorada, aconteceu sem quaisquer cuidados da atual gestão para com a execução de infraestrutura auxiliar à edificação da escola. A gestão do ex-prefeito Djaci Brasileiro, além de construir a escola, executara mais da metade do calçamento da rua Ariosvaldo Alves de Almeida, parando pouco adiante da sede da loja maçônica existente na localidade, por conta do término do governo, que dá acesso à escola. Porém, como não foi reeleito em 2012, Djaci deixou para a atual gestão a conclusão da outra metade da rua, além da murada da escola.
 
A atual gestão entregou a escola mas não concluiu a construção do calçamento da rua, ação importante para acesso da escola e melhoria da localidade. Com isso, pais e crianças terão de enfrentam a poeira em época de seca e lama quando em períodos chuvosos, correndo o risco de contrair variadas doenças. 

Nenhum comentário: