quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Moradores reclamam do descaso da Prefeitura de Itaporanga diante do despejo de esgoto, lixo e entulho dentro do Rio Piancó...

Além de esgotos, agora, estão despejando lixo e entulho dentro do Rio Piancó
Único rio Federal no território do Estado da Paraíba, o Rio Piancó - que banha 20 municípios e abastece o maior reservatório do estado, a barragem Coremas/Mãe d'água - continua a agonizar lentamente devido a insensatez dos gestores públicos e falta de consciência da população do Vale do Piancó. Mesmo com as chuvas caídas recentemente, o que podemos ver no seu curso é uma calda preta de puro esgoto [domésticos e industriais] - o maior esgoto à céu aberto do estado. 
Após vários contatos de moradores das comunidades Mãe Burrega, Rosarinho e Balduíno de Carvalho, na cidade de Itaporanga, fomos conferir in loco a situação degradante em que se encontra o rio. No caminho que liga o centro da cidade ao Conjunto Chagas Soares, antiga entrada de 'Misericórdia', o cenário é repugnante pois além do despejo de esgoto, agora, estão despejando lixo e entulho não mais em suas margens mas sim dentro do próprio rio. Segundo denúncia dos moradores, até caminhões que fazem a limpeza da cidade, contratados pela Prefeitura de Itaporanga, tem despejado lixo e entulho no local. 
 
Antiga entrada de 'Misericórdia', esse caminho liga a cidade ao Conjunto Chagas Soares...
É lamentável registrar como não estamos dando o devido valor que o rio tanto merece e precisa. Pelo contrário, estão matando-o aos poucos. Ele está se transformando um verdadeiro depósito de lixo, onde tudo se coloca: animais mortos, lixo doméstico, lixo hospitalar e até mesmo entulho. Estão cometendo um crime ambiental hediondo. Que merece intervenção/apuração urgente do Ministério Público, uma atenção maior do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó - Piranhas/Açú, que compreende 147 municípios dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, responsável pelo gerenciamento de suas águas, por sua preservação e por mantê-lo vivo e da ONG S.O.S Rio Piancó.
Ou seja, o que deveria ser preservado para manutenção da qualidade da água, está sendo usado como depósito de lixo e entulho. Uma completa falta de consciência por parte de todos, porque além de maltratar o rio, maltrata-se a si mesmo, já que a água é utilizada para o consumo humano das cidades mais adiante, a exemplo, de Piancó e Coremas. Sem esquecer que todo esse lixo é levado para o açude/barragem Coremas/Mãe D'água - maior manancial do estado. Um dia morto o estrago será incalculável para toda a região cuja população sofrerá e se arrependerá de um dia ter feito tanto mal a uma maravilha da natureza, bem na porta de casa mas sem ter recebido o devido valor. 
 
 
Fotos (Pedro José): Itaporanga despeja seus esgotos dentro do Rio Piancó, que abastece Piancó e Coremas...
Desde o desmatamento de suas margens, ao longo dos tempos, sua agonia tem se agravado ano após ano. É triste ver o Velho Piancó poluído, sem peixe, sem água, cheio esgoto, lixo e entulho. As pessoas não tem consciência quando fazem isso. Em pouco tempo esse córrego pode morrer. Vale ressaltar que, de acordo com a lei, mais precisamente a resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), não podem ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares, em áreas de "bota fora", em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por lei tanto o lixo como o entulho produzido na cidade. 
Além da lei,o Código Florestal protege as margens dos rios e Áreas de Proteção Permanente (APP). O Código Florestal diz que uma faixa de 30 metros nas margens dos rios deve ser preservada. Fica aí o alerta ao Ministério Público, ao CBH-Piancó-Piranhas/Açú e à ONG S.O.S Rio Piancó.
Comentários para este post:
S.O.S RIO PIANCÓ disse...
Diante da situação apresentada pelo portal de noticias rpscom1.blogspot.com.br, a Entidade Ambientalista S.O.S RIO PIANCÓ, se compromete em procurar os órgãos ambientais responsáveis por este desmando ambiental que está acontecendo com o Rio Piancó no perímetro urbano do Município de Itaporanga-PB.

Um comentário:

S.O.S RIO PIANCÓ disse...

Diante da situação apresentada pelo portal de noticias rpscom1.blogspot.com.br, a Entidade Ambientalista S.O.S RIO PIANCÓ, se compromete em procurar os órgãos ambientais responsáveis por este desmando ambiental que está acontecendo com o Rio Piancó no perímetro urbano do Município de Itaporanga-PB.