sábado, 5 de outubro de 2013

PMDB se irrita com Dilma, que após conversa com Lula recusou Vital Filho para ministério...

A decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a substituição de Fernando Bezerra Coelho (PSB) por um peemedebista no Ministério da Integração Nacional provocou revolta no PMDB, que exige providências do vice-presidente da República e presidente licenciado da legenda, Michel Temer. Na última terça-feira, 1º, após anúncio de que Coelho não seria substituído imediatamente, integrantes da sigla passaram a exigir que Temer converse com a presidente para defender a indicação do senador Vital do Rego (PMDB-PB), nome definido pelo partido após reuniões na semana passada.
Contrariando a pressão do PMDB, Dilma nomeou para a Integração o subsecretário de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, que ficará interinamente no cargo por alguns meses, conforme orientação da própria presidente. Teixeira é ligado ao governador do Ceará, Cid Gomes, que deixou o PSB para ingressar no recém-criado PROS. Cid e o irmão, Ciro Gomes, têm dito que não querem nenhum de seus afilhados no governo, para não darem margem à especulação de que saíram do PSB para manter os cargos que tinham na administração de Dilma Rousseff. Mas entre os partidos aliados há dúvidas quanto às afirmações dos irmãos Gomes.
A informação oficial no Palácio do Planalto é de que Dilma nomeou Teixeira para evitar que haja interrupção nos projetos da Irrigação. A ideia de Dilma, quando há vacância de ministérios, é nomear o secretário executivo para o lugar. Mas no caso da Integração houve baixa também nesse posto, visto que Alexandre Navarro, que é ligado ao governador Eduardo Campos, pediu demissão.
Para evitar qualquer tipo de mal-entendido com o PMDB, Dilma resolveu chamar nesta terça à tarde o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), para conversar e explicar a situação. Renan, que estava com Vital do Rego na sala quando recebeu telefonema de Dilma, achou que a presidente iria fazer o convite. Foi avisado, porém, de que a conversa era só com ele, Renan, causando surpresa e perplexidade entre integrantes do partido.
A decisão de adiar as mudanças definitivas no Ministério foram tomadas após a presidente ter se reunido, na noite de terça, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (com Agência Estado)

Nenhum comentário: