segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ricardo Pinto desmancha ponto a ponto proposta pra criação de CEI e dispara em direção à secretária pra exemplificar o descaso com a Saúde: "O prefeito colocou gente que não tem competência pra administrar"...

Mais uma vez o conhecimento da matéria, a capacidade de se debater um determinado tema com classe e a competência pra se sobressair sobre àquilo que se tentou montar pra desviar o foco de graves irregularidades na atual gestão da Saúde em Itaporanga, que enfrenta um escândalo com denúncia de superfaturamento em compras, foi demonstrada no elogiável e respeitado desempenho do vereador Ricardo Pinto (PSDB), como líder da oposição na Câmara Municipal.
Durante a sessão passada, ele desmontou um a um pontos relacionados pela liderança da situação que tentava instalar uma Comissão Especial de Investigação (CEI), no âmbito do Legislativo-Mirim, tendo como pano de fundo "supostas irregularidades cometidas na gestão passada". Pontos que não foram possíveis para convencer o plenário, que derrotou a proposta por ampla maioria. O líder da situação, vereador Ubiramar (PTB), ainda tentou comprometer os vereadores ao denunciar que alguém teria andado na casa de um deles para derrotar a matéria.
O vereador Ricardo Pinto preferiu desmanchar os pontos pela raiz: "Isso é voto vencido porque já foi analisado pelo TCE e este aprovou as contas do ex-gestor", disse. Dentre as justificativas que embasavam o requerimento do petebista, o líder da oposição mostrou que muito do que se denunciava da gestão passada está se cometendo na atual gestão. "Quando se denunciou nepotismo por conta da contratação de duas fisioterapeutas, uma sobrinha do ex-prefeito e uma filha do ex-secretário da Saúde, assim que o prefeito Djaci foi comunicado o que ele fez? Demitiu na hora", esclareceu.
Ao solucionar imediatamente um erro denunciado em sua gestão, o ex-prefeito Djaci Brasileiro cumpriu com seu dever perante a sociedade e demitiu as contratadas. Como um gestor correto deve proceder. Com relação ao pagamento de produtividades, que para a situação foram "dezenas na gestão passada", o vereador tucano explicou que o pagamento era feito em um único cheque, depois os contratados recebiam após assinar folha de pagamento. "Hoje existe muitos casos como este", disse. Ricardo ainda enfatizou que as dívidas com INSS foram parceladas e pagas. 
O líder da situação, ainda no uso da tribuna, revelou o motivo que eleva a cada dia o grau de desastre administrativo que passa a atual gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB): "A equipe do prefeito é incompetente. Crise na saúde há em todo canto do País. Só que falta em Itaporanga boa vontade na Secretaria de Saúde. E a incompetência anda junto a falta de boa vontade. Uma anda atrás da outra e o que anda mais seguindo o outro é o compromisso de campanha [assumido pelo atual prefeito]. De colocar [na equipe] gente que não tem competência pra administrar", concluiu.
Ao final, o plenário derrotou a proposta e deu mais mostra ao prefeito de que a população de Itaporanga reprova a maneira que a atual Secretaria Municipal da Saúde está sendo gerida. O prefeito paga o preço com uma das maiores rejeições já registradas na história política de Itaporanga, uma das piores da Paraíba.

Nenhum comentário: