sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os coordenadores do SAMU Regional e de Itaporanga trocam acusações durante PB Notícias, que debatia "caos" no funcionamento do serviço...

Em sentido horário: Douglas, o editor, Dr. Miguel, Wilka, Robervânia, Ayalla...
Em uma edição bastante movimentada o PB Notícias, noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior, transmitido pela Rádio Pedra Bonita FM, promoveu nesta sexta-feira (19) uma mesa redonda para debater as avalanches de queixas e reclamações que a população tem feita com relação ao funcionamento preocupante do SAMU na região do Vale do Piancó, cujos problemas estruturais nas bases dos municípios e ocorrências com demora inaceitáveis tem custado a vida de pessoas inocentes. 
Para tanto, a produção do programa contactou e propôs a realização de um debate com as presenças das coordenações da Central de Regulação, sediada em Piancó, da Base de Itaporanga e de outros municípios, que participaram via telefone, da Direção Geral e do Diretor Clínico do Hospital Distrital de Itaporanga, dentre outros. A edição de hoje do programa teve três horas de duração, das 11h às 14h, devido a grande demanda de participação dos ouvintes e o interesse da comunidade sobre o assunto.
A mesa redonda foi necessária devido as ocorrências recentemente registradas em Itaporanga e demais municípios, que custaram vidas de pessoas, cuja responsabilidade por essa deficiência no funcionamento dos serviço tem sido debitada na conta da central de regulação que por sua vez relança a culpabilidade na falta de estrutura das bases nos municípios. Um verdadeiro "caos administrativo" é que se pode deduzir à respeito da situação atual em que vive o SAMU na região. São inúmeras queixas e reclamações que os ouvintes tem levantadas diariamente e esse "desleixo" à que chegou esse serviço público de saúde que é tão importante para a população.
Para profissionais da área de saúde [médicos, enfermeiros, etc] a atual Coordenação da Central de Regulação os têm tratado com "desrespeito" e "grosseria"; já para as autoridades [prefeitos, secretários municipais e diretores de hospitais] a relação não tem sido muito profícua entre ambos porque estes veem a atuação da atual coordenação como "mal educada" e "arrogante", por uma profissional que muitos afirmam "não ter o perfil adequado para exercer a função e estar à frente do cargo"; enquanto, para a população, que sofre com toda essa celeuma, a imagem que tem sido passada é a de que o SAMU na região está desestruturado e falta capacidade para enfrentar os problemas, muitos deles já levados ao conhecimento do Ministério Público, procurado para intervir no caso.
Pois bem, para dirimir as dúvidas e debater essa problemática a coordenadora regional do SAMU, Euda Ayalla, juntamente com sua equipe, incluída a coordenadora da Base de Piancó, Robervânia, esteve nos estúdios da emissora, assim como, o coordenador da Base de Itaporanga, Douglas Leite, a diretora geral e o diretor clínico do Hospital Distrital de Itaporanga, respectivamente, Wilka Rodrigues e Dr. Miguel Neves, além da participação das bases dos municípios vizinhos, via telefone. Tratou-se de um momento importante e inédito aonde a população teve a oportunidade de saber dos próprios responsáveis o que de fato está acontecendo para que o funcionamento do SAMU chegasse a essa "desordem". 
O foco principal do programa era apontar uma solução imediata pra tantos problemas causados por conta da demora no atendimento. Mas o que se viu durante boa parte do programa foi intensa troca de acusações entre as coordenações da central de regulação e a base de Itaporanga, embora, tanto Euda Ayalla como Douglas Leite externando respeito pelas pessoas de ambos. O que não arrefeceu disparo de balas cruzadas quanto às responsabilidades de ambos. Douglas, inclusive, colocou sua conta em risco ao reafirmar de público graves denúncias, feitas no dia anterior, quanto a conduta da coordenadora da central de regulação, para casos que merece investigação do Ministério Público. 
De sua parte, Euda Ayalla infomou estar documentada com registros de várias "infrações" cometidas pela coordenação da base local e que Douglas estava trabalhando de maneira "incorreta e irresponsável", que, segundo ela, tem causado este "caos por não ter uma escala efetiva de médicos situação que tem levado agente a suprir a demanda de Itaporanga", disse ela. Reconhecendo a falha, Douglas informou que a Prefeitura de Itaporanga já estava resolvendo a questão com a contratação de médicos: "Estamos, agora, com escala efetiva de médicos de segunda à sexta-feira", rebateu ao fazer mais uma denúncia: "E a central que passou, semanas atrás, 55 dias sem médicos, o que dizer?". Euda disse que ele irá responder se não comprovar oque relatara: "Você prova isso?", perguntou. "Claro que sim. Está tudo no livro de registros", respondeu. "No livro de registro agente coloca o que quer. Agora, lá na central temos um serviço de informatização que pode comprovar ou não a sua denúncia e caso seja falsa, você poderá responder...", replicou Euda.
Esse diálogo foi só a primeira rodada do debate. Casos muito mais escabrosos foram colocados na mesa. Você confere nas postagens a seguir... 

13 comentários:

Unknown disse...

Depois de ler toda a matéria ou “armação”, não sei, fica a critério de quem conhece a verdade sobre o que acontece na Central de regulação de Piancó e a base descentralizada de Itaporanga.

O SAMU Regional Piancó é uma família e como toda e qualquer família, cada um tem o seu papel e suas responsabilidades, logo cada base-descentralizada tem seus deveres e atribuições, assim como a central de regulação. Quando um deixa de cumprir, acaba prejudicando o serviço.

Acontece que raramente a USA de Itaporanga ficava sem médico, desde a sua inauguração até o final de dezembro de 2012. Nunca houve problemas como os enfrentados atualmente, devido a falta desses profissionais na referida unidade.

O SAMU REGIONAL PIANCÓ elaborou um plano de micro-regiões em que cada USA (Unidade de Suporte Avançado) é responsável por uma área. Piancó é responsável pela área correspondente às cidades de Piancó, Olho D’agua, Emas, Catingueira, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Igaracy e Aguiar. Embora a cidade de Itaporanga não esteja no plano de nossa área, devido a cidade dispor de USA e consequentemente tem a sua micro-região a qual é responsável, frequentemente estamos descobrindo nossa região, para prestar atendimento aos pacientes daquela cidade, por não terem culpa da dificuldade que o coordenador local tem de conseguir médicos.

Vale ressaltar que quando descobrimos a área de atuação da USA de Piancó para atender Itaporanga, a população, de Piancó e região, fica descoberta, consequentemente, houve ocorrências em que seria necessário a intervenção da USA e não foi possível devido a falha de Itaporanga, o que levou, infelizmente, alguns pacientes á óbito.

Acredito e podem ter certeza, que muitos desses problemas que vem acontecendo, seriam evitados se houvesse um comprometimento, da coordenação local da base de Itaporanga, em colocar médicos na escala. A central desde então, sempre vem cobrando isso, inclusive, indicando profissionais que estariam a disposição para trabalhar.

Pra finalizar, é preciso respeito e comprometimento com o serviço, do contrário, as coisas não andam e quem perde é a população.

Unknown disse...

Após ler toda a Matéria creio que esta havendo um equívoco, por parte não só de Douglas mais também do jornalista, que cita fatos (Inexistentes Mentiras Calúnias) contra a Centra de Regulação. Trabalhamos de forma coerente e coreta seguindo os procedimentos e normas ditados pelo Ministério de Saúde tudo com Responsabilidade e compromisso.
Vejo um favoritismo pro parte dos Jornalistas pela Base descentralizada de Itaporanga já quanto ao trabalho das Coordenadoras, somos testemunhas do desempenho e esforço por um Serviço de qualidade. SAMU se faz com Compromisso e Responsabilidade não Publicando Matérias Mentirosas tentando beneficiar A ou B a essa matéria meu Repudio.....

Dennis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dennis disse...

Fico muito decepcionado com esse texto acima, não é fácil quem trabalha numa central médica passar dias e noites pegando diversas ocorrências onde uma central chama uma base descentralizada pra socorrer um acidente de múltiplas vitimas, e quando menos espera uma se encontra baixa. Tudo bem todo automóvel quebra isso é normal, mais quando se trata de uma ambulância de suporte avançado ou básica sua tem manutenção tem que ser feito com urgência para que a cidade não fique descoberta. A não posso esquecer também das escalas dos profissionais que um dos principais problemas que ocorrem em Itaporanga a desculpa que eles dão por uma USA esta baixa e que não tem Médicos. Sempre dando essa desculpa mais e ai ? O recurso da USA não entra ? Vocês fazem o que com esse dinheiro sem esquecer dos repasses.
Então pessoal se esse problema acontecendo aí. o SAMU de Piancó nao tem nada haver com as irresponsabilidades do coordenador da base que nao toma providencia, assim prejudicando a saúde da população.

Conheço a Drª Euda Aialla Leite de Andrade desde que foi inaugurado SAMU de Piancó no dia 08 de novembro de 2008 , uma grande profissional onde se destacou em diversos cursos na área de urgência e emergência e teve bastante destaque no SAMU de OLINDA-PE. Quando chegou a proposta brilhante de coordenar um serviço tão bonito que é de salvar vidas. Sua mente veio cheia ideias brilhantes para colocar em pratica o seu trabalho. Presenciei momentos bons e ruins dentro daquela sala da coordenação onde muitas vezes a encontrei chorando ou sorrindo mais estava ali firme e forte para encarar o que vinhesse e ela sempre dizia que tinha Jesus ao seu lado. Com passar do tempo veio a descentralização das bases onde nos tivemos que percorrer de município enfrentando estradas de terras de difícil acesso e muitas delas perigosas para poder concluir o projeto ate que conseguimos. Então com esse pequeno texto escrito acima mostra que não qualquer uma pessoa que tem coragem de enfrentar isso , não é qualquer enfermeiro(a) que tem coragem de coordenar uma central onde onde é regulada 26 municípios e que a tendência é aumentar mais e mais, se ela conseguiu enfrentar todos esses obstáculos é porque ela é uma SAMUZEIRA que se dedica de corpo e alma e não uma enfermeiro (a) recém formada que não o que é um Serviço de Atendimento móvel de urgência . Enfim para esses profissionais que não sabe o que é serviço do SAMU posso dá uma dica Procura as portarias que falam a respeito do serviço no portal do Ministério da Saúde e leiam.

Unknown disse...

As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone. A central de regulação de Piancó vem desenvolvendo seu papel com responsabilidade e competência, A coordenadora geral do SAMU Piancó 192 Drª Euda Aialla Leite de Andrade, tem a finalidade e prioridade de sempre manter uma ótima qualidade do serviço com responsabilidade e dedicação elabora projeto pra assim receber os recurso almejado, desta forma deve ser levado em conta os de mais coordenadores das base decentralizadas, que devem Trabalhar em unidade e parceria com a Regional de Piancó buscando melhorias, Capacitação Profissional Etc.

Dayanne Vicente disse...

Eu como Fisioterapia e cidadã da cidade de Piancó me indigno com tal matéria. Acredito que antes de uma matéria ser publicada em um blog de vergonha se é que esse é, deveria ser apurado e analisado fatos, para não fugir das verdades. Mais ao final qualquer pessoa inteligente entende que isso foi uma picuinha, pois de certa forma estão querendo que o SAMU de Piancó faça o serviço do SAMU de Itaporanga. Conheço o trabalho da Dra. Euda Ayalla L. de Andrade, a grandeza de sua competência, porém ao receber um convite de Norton Junior, a mesma se disponibilizou sair de Piancó para uma entrevista que levasse a população o entendimento quanto ao trabalho do SAMU e não um debate de acusações, porém foi bombardear por alguns e em seguida sai uma matéria nesse site para caluniar, difamar o trabalho dessa profissional reconhecida por toda região, com (5 ANOS de SAMU). As verdades ditas não foram publicadas mas as inverdades sim. Incrível né? E para o Coordenador Douglas Leite com talvez apenas 6 MESES de experiência na área de SAMU como coordenador, eu indico que procure conhecer o seu trabalho através da Portaria 2.048 de 05 de novembro de 2002. Dayanne Vicente.

Unknown disse...

Ao ler esta matéria fiquei indignada, como existem pessoas que não tem o mínimo de caráter para chegar ao ponto de degrinir a imagem de pessoas competentes e qualificadas para exercer funções importantes dentro da área. Gostaria de relatar aqui, que o que este coordenador de Itaporanga, Douglas precisa é de agir com responsabilidade antes de qualquer coisa, mas pelo visto além de não ter competência para exercer tal função envolve a imagem de pessoas diferente dele que é o caso da coordenadora Dra. Euda Ayalla que além de ter competência, tem ética e sabe o que é SAMU. Em relação ao blogueiro Antes de devulgar qualquer matéria ele precisa averiguar para saber se realmente é verídica as informações, todavia nós sabemos que Itaporanga sempre foi rival de Piancó e não aceita ser sub-misso. Temos em Piancó um SAMU que desenvolve um trabalho com muita competência e responsabilidade o qual é coordenado por a Dra. Euda Ayalla que é samuzeira de coração, e você Douglas, não queira subir derrubando alguém não, porque isso não funciona. Em Vez de caluniar vá se preparar para realizar um trabalho digno. Itaporanga armou uma cilada jogando sujo contra o SAMU de Piancó, mas a verdade vem à tona, não se preocupe porque agora todo mundo vai ficar sabendo a verdade. A responsabilidade do SAMU de Itaporanga estão querendo jogar para o SAMU de Piancó, e por que vocês acham que está acontecendo isso ? é porque a gestão de Itaporanga não está a altura de Piancó , ou seja, não está cumprindo com suas responsabilidades, talvez porque o gestor na hora de escolher o coordenador para ficar à frente da pasta usou simplesmente o lado politico diferente do gestor de Piancó que fez uma escolha com responsabilidade. Então gestor tome as providencia cabíveis em relação ao SAMU para que isso não volte a acontecer porque aqui em Piancó o SAMU é nota dez.

Unknown disse...

Gostaria que essa situação chata acabasse, implementem tudo isso, cada um fazendo seu serviço em benefício do bem estar de quem precisa dos nossos cuidados, gente não vamos levar essa questão pra o lado político não, pois política com SAMU não se batem, e quem perde é o POVO.

Unknown disse...

Isso é uma vergonha, a BASE do SAMU de Itaporanga armou uma cilada, para acusar a coordenadora do
SAMU de PIANCÓ, isso tudo é porque eles não aceitam que a central de regulamentação esteja em PIANCÓ,
e estão fazendo de tudo para levar para ITAPORANGA, e estão usando artimanhas e calunias contra a
CENTRA DE REGULAMENTAÇÃO sede em PIANCÓ (SAMU),porém, se o atendimento em ITAPORANGA não está suprindo
as necessidades, então o PREFEITO tome suas providências cabíveis, e contrate MÉDICOS para a USA,
porque isso não é da competência do PREFEITO DE PIANCÓ E SIM O DE ITAPORANGA, isso é só picuinha do
coordenador de ITAPORANGA, com eu já tinha dito antes eles não aceitam que a BASE DE REGULAMENTAÇÃO
(SAMU)SEJA EM PIANCÓ. MAS eles não irão conseguir porque PIANCÓ tem história, e esse blogueiro deveria
primeiro averiguar a situação, e investigar os fatos para tornar publico, e não tentar um complô com os
demais de ITAPORANGA contra a coordenadora de PIANCÓ (EUDA AYALLA). Entretanto, o SAMU de PIANCÓ nós não
temos do que reclamar, como sempre está ótimo, a gestão está fazendo um ótimo trabalho, e eu tenho sentido
na pele como o atendimento é eficiente. Parabens EUDA AYALLA.

Unknown disse...

UMA VERGONHA ESSA MATÉRIA DESSE BLOGUINHO,Ñ ADIANTA QUERER SUBIR PUXANDO O TAPETE DOS DEMAIS RICARDO,TALVEZ VC E ESSE COORDENADOR Ñ SAIBA NEM O Q REALMENTE SEJA UM SAMU,CHEIAS DE INVERDADES CITADAS CONTRA O SAMU DE PIANCÓ E A COORDENADORA EUDA,POIS A MESMA FAZ UM BELÍSSIMO TRABALHO A FRENTE DO MESMO.O Q ESSE COORDENADOZINHO QUER É LEVAR A CENTRAL DE REGULAÇÃO PARA ITAPORANGA,MAS VÃO TIRANDO O CAVALINHO DA CHUVA POIS Ñ VÃO CONSEGUIR,POIS OS MESMOS Ñ SABEM O QUE É UM SAMU,EXISTE UMA HIERARQUIA,E ELES Ñ CUMPREM,NEM PNEUS NA USA ELES COLOCAM POIS NO DIA DA TRANSFERÊNCIA QUE FOI PRECISO A JUSTIÇA INTERVIR POR FALTA DE MÉDICO NA VIATURA,O PNEU DA MESMA ESTOROU DEPOIS DE CAATINGUEIRA POR FALTA DE MANUTENÇÃO, E ISSO É RESPONSABILIDADE DA COORDENAÇÃO DO SAMU DE ITAPORANGA,PORQUE A VERBA VEM PRA PAGAR MÉDICOS,ENFERMEIROS,TÉCNICOS DE ENFERMAGEM,CONDUTORES E MANUNTENÇÃO DAS VTRS,A FAMÍLIA DA VITÍMA E TESTEMUNHA OCULAR QUE O FATO OCORREU, EU MESMO JÁ FUI OCORRÊNCIA NA BR QUE LIGA ITAPORANGA A PEDRA BRANCA UM JOVEM DE 23 ANOS QUE SE CHOCOU COM UM JUMENTO E A "USA" DE ITAPORANGA COMO SEMPRE Ñ TINHA MÉDICO E A EQUIPE DA "USB" 06 SOLICITOU O APOIO DA "USA"01 DE PIANCÓ,AI FICAM TRAMANDO MENTIRAS E A POPULAÇÃO ITAPORANGUENSE SEM CONHECIMENTO DE COMO REALMENTE FUNCIONA O SERVIÇO DO "SAMU" É A MAIS PREJUDICADA.O "SAMU PIANCÓ" TÊM RESPONSABILIDADE COM A POPULAÇÃO PRESTANDO UM SERVIÇO DE ÓTIMA QUALIDADE COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS,E COM UM SÓ INTUITO SALVAR VIDAS QUE É O MAIS IMPORTANTE EM NOSSO SERVIÇO.

Unknown disse...

Sistema de Saúde de Urgência e Emergência está estruturado baseado em grandes Hospitais de Referência em Urgência e Emergência, que se localizam nas Capitais ou grandes cidades do País. Idealmente seria necessário que existissem hospitais estruturados em Urgência e Emergência em diversas regiões dos Estados brasileiros, que serviriam de referência para a macrorregião e microrregiões onde se localizassem, resolvendo os problemas de saúde daquela região, assim evitando o encaminhamento em massa dos pacientes das cidades do interior para os Hospitais de Referência nas grandes cidades brasileiras, o que leva a superlotação e ao completo esgotamento destas unidades de bem atender a população.
O SAMU REGIONAL DE PIANCÓ tem enfrentado dificuldades, em relação aos hospitais de referência, tendo que deslocar o paciente do interior para cidades mais distantes como Patos, Campina Grande e João Pessoa, tendo que percorrer um grande percurso.
Esse é um desafio para o Serviço de Urgência e Emergência, em todo Brasil, e também no Vale do Piancó.
No dia 18 desse mês a coordenação Regional de Piancó foi informada que surgiram questionamentos e dúvidas da população acerca dessa situação, o tema foi colocado durante o programa TV Notícias, na Cidade de Itaporanga. Ao tomar conhecimento, procuramos os responsáveis pelo e mesmo, e nos colocamos a disposição, para falar acerca da situação, e mostrar como funciona o SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, e os problemas enfrentados. E que essa problemática é algo não só a nível municipal, mais Estadual e Federal, que juntos, podemos buscar soluções.
Ao chegar ao programa fomos abordados com avalanches de conceitos pré -formulados a respeito da coordenação do SAMU REGIONAL DE PIANCÓ, onde foi responsabilizada, unicamente, por problemas que devem ser solucionados junto a autoridades superiores.
A matéria publicada acerca da temática foi destorcida, a entrevista provocou mal-estar e vergonha a todos presentes, desviando, de esclarecimentos, à acusações infundadas à Coordenadora Geral do SAMU REGIONAL DE PIANCÓ EUDA AILLA.
“De aparência frágil mais que age como uma gigante” essa fala foi colocada no ar, pela médica que participou do programa, referindo-se a Coordenadora Geral , que está nesta função, desde a inauguração do SAMU PIANCÓ em 01 DE DEZEMBRO DE 2010 como também deu “PARECER FAVORÀVEL”(termo técnico utilizado pelo ministério da Saúde à condição de funcionamento das Bases) a cada BASES DESCENTRALIZADA da região, assim, sabe que cada uma delas tem condições de funcionamento, porque percorreu todo Vale.
Fomos ao programa com a intenção de informar e esclarecer, não imaginávamos que se tornaria um ataque a pessoa e a profissional Euda, que todos que fazem o SAMU 192 REGIONAL de PIANCÓ, honra e respeita, porque reconhece a importância que ela é para funcionalidade do serviço. Sabemos da dedicação, do amor e prioridade que ela dá ao SAMU REGIONAL DE PIANCÓ. Ela não é atual coordenadora, ela está desde o surgimento do SAMU no VALE do PIANCÓ.
A matéria foi claramente direcionada a colocá-la contra prefeitos, gestores, coordenadores, profissionais socorristas e principalmente contra a população da Região.
Não poderia deixar de colocar-me sobre esses fatos, já que fui testemunha ocular, e de ser justa com a colega EUDA AYLLA que busca, dentro das suas atribuições, constantemente concertar, restaurar, o serviço pra refletir no melhor atendimento à população.
Mencionei características como “amor”, dedicação” e “prioridade”, intencionalmente, para me opor, as características colocadas na matéria, ao seu respeito, elas são palavras “mal ditas” que não condizem com a pessoa e profissional que ela é.
Estamos à disposição para esclarecer, e buscar melhorar, sem jamais se omitir e nem tão pouco se esconder.

Unknown disse...

SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências é regulamentado pela Portaria Nº 2048, tem como objetivo salvar vidas, reduzindo assim o número de óbitos e garantindo a qualidade no atendimento no SUS. A Central de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, possui a função de controlar de forma total, todas as etapas de atendimento do SAMU (atendimento, regulação, cena, Controle de Frota/Radio Operador, Controle de tempo resposta, inclusive viaturas). Eu como Coordenador da Base Descentralizada do SAMU 192 de Santana dos Garrotes, lamento que esteja acontecendo isso, problemas como esse deveria ter solucionado internamente, conheço a capacidade, a competência e a dedicação da Coordenadora Regional Dra. Euda Ayalla pelo SAMU 192 Regional Piancó. O que vejo aqui é um bombardeio, onde o editor desta matéria, tenta a todo custo, denegrir a integridade de um profissional sério, infelizmente esse se prestou a um papel lamentável, é preciso que tenhamos cautela e nos restringirmos apenas à verdade. Acredito que, o Coordenador da Base Descentralizada de Itaporanga Dr. Douglas, não esteja satisfeito com tal matéria, estamos aqui com um só intuito, que é o de salvar vidas, problemas sempre irão existir, mais que esses sejam solucionados com discernimento, todas as vezes que procurei a Coordenadora (SAMU Piancó) para solucionar algum problema, obtive sucesso, existe uma Central que regula toda a Regional, existem normas que deve ser cumpridas rigorosamente e isso deve ser respeitado, a Base Descentralizada de Itaporanga, por sua vez não pode andar sozinha. Não podemos deixar que a população fique desacreditada, vamos nos unir e procurar soluções, que venha continuar garantindo um serviço rápido, eficaz e de qualidade à população. Diante disso quero aqui dizer, que tenho um bom relacionamento com a Coordenadora e com a central, conheço e acredito no seu trabalho, sei do seu amor e sua dedicação, sempre deu o melhor de si para que esse serviço funcione perfeitamente e isso dar-se o nome de competência. Att.: Edilene Badú – Coordenadora da Base Descentralizada do SAMU 192 Santana dos Garrotes.

Unknown disse...

É UMA VERGONHA VER TANTAS MENTIRAS EM UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, QUE DEVERIA PREZAR MAIS PELA VERDADE E A IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA. TRABALHO NO SAMU DE PIANCÓ HÁ MAIS DE 4 ANOS E SOU TESTEMUNHA DA INTEIRA DOAÇÃO DE UMA PESSOA A UM SERVIÇO DE SAÚDE, CHAMADA EUDA AIALLA, EXEMPLO DE PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO AO SAMU. TEMOS FREQUENTES PROBLEMAS COM A BASE DE ITAPORANGA POR UM ÚNICO MOTIVO, A FALTA DE MÉDICO PLANTONISTA, REALIDADE ESSA, NAO VIVIDA POR CIDADES VIZINHAS DAQUI DO VALE, COMO PIANCÓ E CONCEIÇÃO, MOSTRANDO A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO SAMU DE ITAPORANGA, FALTANDO COM RESPEITO COM O SERVIÇO E COM SUA POPULAÇÃO, QUE MUITAS VEZES NAO SABE DA VERDADE. TRABALHEI EM ITAPORANGA E POSSO DIZER SEM MEDO QUE É UMA DAS PIORES BASE DESCENTRALIZADA, EM ESTRUTURA FÍSICA E OUTROS ASPECTOS, DO VALE DO PIANCÓ, ONDE, NAO HÁ, SE QUER, LOCAL ADEQUADO PARA COLOCAR AS AMBULANCIAS QUE LÁ DISPÕEM. PORQUE VOCÊ, EDITOR DESTE BLOG, NÃO MOSTROU O TRABALHO DO SAMU DE PIANCÓ, QUE TAMBÉM FOI RELATADO NO DEBATE, QUE CRESCE EM CONQUISTAS E ELOGIOS FEITOS PELA POPULAÇÃO E O PRÓPRIO MINISTÉRIO DA SAÚDE, COMO A AQUISIÇÃO DE DUAS MOTOLÂNCIAS, INSTITUIÇÃO DO NEU (NUCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIA), AUMENTO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DA CENTRAL DE REGULAÇÃO, CAPACITAÇÕES EM APH, CURSOS PARA SOCORRISTAS EM MOTOLÂNCIA, DENTRE OUTRAS AÇÕES. INFELIZMENTE, O COORDENADOR DO SAMU DE ITAPORANGA, DESCONHECEM AS PORTARIAS E REGULAMENTAÇÕES SOBRE O SAMU, TENTANDO ASSIM DE FORMA IRRESPONSAVEL, CULPAR PESSOAS OU SERVIÇOS PARA A SUA INCOMPETENTE ATUAÇÃO. TRABALHAR NO SAMU, É MUITO MAIS QUE QUERER VESTIR UM MACACÃO, OU EXERCER UM CARGO, É SER COMPETENTE, HUMILDE E HONESTO.