segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Secretária Naura Ney esclarece na Câmara mudança em lei solicitada pelo executivo que trata da gestão da assistência social em Itaporanga

Dentre tantas tarefas que cabe a um Secretário Municipal a capacidade de apresentar, debater e defender, uma decisão administrativa tomada pelo Chefe do Executivo é a que melhor se encaixa naquele tipo de auxiliar que um gestor precisa ter. Há prefeitos que muitas vezes deixam outras afazeres para fazer o papel que deve ser feito por seu auxiliar, em particular, quando o assunto ganha a pauta e discussões do legislativo. O secretário tem que ter essa disposição a qualquer momento.
Pois bem, na sessão do último sábado (23), na Câmara Municipal de Itaporanga, a primeira dama e secretária da Assistência Social, psicóloga Naura Ney, se dirigiu até a Casa para esclarecer uma solicitação do prefeito Audiberg Alves (PTB) concernente a uma mudança na lei que criou o Conselho Municipal da Assistência Social e o Fundo Municipal de Assistência Social, datada de novembro do ano passado. 
O prefeito pediu ao vereadores que aprovassem mudança no art. 17 que trata basicamente da presidência do referido conselho, já que a lei diz que pode ser ocupada por um dos membros que compõe o colegiado, no entanto, mais adiante define como presidente automática o secretário(a) de Assistência Social. "Não posso ser presidente do conselho, sendo secretária. Então é preciso mudar este artigo para que possamos gerir o FMAS", declarou a secretária que explicou ponto a ponto das dúvidas surgidas entre os edis.
A proposta foi aprovada por unanimidade, em primeiro turno, e será apreciada novamente nesta quinta-feira (28) para votação em segundo turno. Na verdade, a lei legaliza a gestão plena dos recursos da Assistência Social em Itaporanga, assim como acontece com a área de Saúde, que é gestão plena. Essa disponibilidade da secretária Naura Ney em enfrentar a questão deve ser seguida pelos demais secretários, o que faz parte de uma recomendação do prefeito quando da montagem de sua equipe.
Ganha com isso a população com a democracia e o amplo debate de ideias, no legislativo-mirim local. 

Nenhum comentário: