sábado, 14 de janeiro de 2012

Festança no Baile de Formatura dos novos Bacharéis em Direito Isabelly e Diego Guimarães

Os radiantes jovens da foto acima são Izabelly e Diego Leite Guimarães recém graduados [Bacharéis] em Direito pelo conceituado Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, no Baile de Formatura que aconteceu na noite desta sexta-feira (13) no requisitadíssimo Paço dos Leões, localizado na Capital. Em verdade, uma badalada e organizada festa que reuniu familiares e amigos. Eles são filhos do comerciante Bosco Guimarães, da cidade de Bova Ventura, que está feliz da vida por conseguir formar seus rebentos e alçar mais um degrau nessa caminhada. O blog parabeniza aos dois jovens e deseja muito sucesso na jornada que os espera pela frente, que com certeza saberão trilhar com muita firmeza, talento e dedicação.

Ex-governador Ronaldo Cunha Lima sofre insuficiência respiratória e vai às pressas para a UTI da Unimed

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se utilizou do seu microblog Twitter na tarde deste sábado, (14) para informar que o ex-governador Ronaldo Cunha Lima foi internado agora na UTI do Hospital da Unimed com um quadro de insficiência respiratória. Confira o post do senador Cássio

Confirmado: Prefeito Luciano Agra desiste de reeleição em carta enviada ao PSB de João Pessoa

A decisão foi pessoal, anunciada em reunião na Granja Santana. A informação foi confirmada pela secretária de comunicação do município, Marly Lúcio
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (na foto acima com o editor), encaminhou no final da manhã deste sábado (14) uma Carta Renúncia ao seu partido comunicando a desistência de disputar as eleições deste ano. A informação foi confirmada com exclusivade ao Portal MaisPB pelo presidente municpal do PSB, Ronaldo Barbosa, que disse respeitar a decisão de foro íntimo do socialista e prefeito pessoense.
Na carta, que será divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, Agra alega que percebeu não ter tempo para cuidar da cidade e ao mesmo tempo tocar uma campanha eleitoral. "Ele diz que quer fazer a cidade que sonha e não tem tempo para fazer as duas coisas. No documento, ele se mostra decepcionado com o jogo baixo da política", adiantou Barbosa.
Com a desistência de Luciano Agra de disputar a reeleição o diretório municipal do PSB deve se reunir nos próximos dias para discutir o nome que susbstituirá o prefeito. A reunião ainda não tem data marcada, mas pode acontecer a qualquer momento, segundo revelou o presidente municipal do partido, Ronaldo Barbosa.
Internamente, já está sacramentado o nome da secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, mas por questão de burocracia partidária o nome só será confirmado após a reunião.  
Confira, abaixo, a carta na íntegra:
CARTA ABERTA AOS PESSOENSES
“Os ideais que cultivamos, nossos maiores sonhos e esperanças mais ardentes podem não se realizar durante nossa vida. Mas isto não é o principal. Saber que em seu tempo você cumpriu o seu dever e viveu de acordo com as expectativas de seus companheiros é em si uma experiência compensadora e uma realização magnífica”. (Mandela, 1985)
Nesse momento, em todo país, partidos e candidatos dão a largada para o processo eleitoral, faltando menos de nove meses para as disputas municipais. Na Paraíba não é diferente. Pelo contrário. Aqui não é apenas o sol que chega primeiro. Eleições chegam antes e insistem em nunca visitar o poente. Vivemos eternamente um período eleitoral. Neste cenário, seria normal eu chegar para meus concidadãos e correligionários, no início do ano, para anunciar a coordenação de campanha, eixos do programa de Governo e as etapas a serem cumpridas até o dia 6 de outubro de 2012.
Preferi outro caminho. Prefiro os caminhos diferentes de um São Francisco de Assis, ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas e a vida de conforto. A paz consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho.
Cheguei ainda menino na João Pessoa que aprendi a descortinar e amar. Doei grande parte da minha vida a servir a esta cidade, como legítimo servidor público. Tudo começou nos anos 70, com o engenheiro Hermano Almeida, que projetou esta cidade para o futuro, passando pela primeira gestão de Ricardo Coutinho, de quem fui secretário e vice-prefeito, e culminando agora com minha passagem pelo cargo mais importante da cidade de Nossa Senhora das Neves.
Na vida temos que fazer escolhas. Elencar prioridades. E é isso que estou anunciando neste momento. Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa Capital e que não pode ser interrompido, muito menos retroceder no tempo. Precisamos avançar no processo de mudança estrutural empreendido desde 2005 e, para isso, se faz necessário concentrar todos os nossos esforços na ampliação e consolidação deste modelo. E para concretizá-lo é fundamental que eu dedique todas as minhas energias tão somente na gestão administrativa.
João Pessoa passou por uma transformação extremamente significativa nos últimos anos. Redescobrimos a capacidade de investimento com recursos próprios, além de firmarmos parcerias importantes que nos trouxeram desenvolvimento urbano, econômico e social, com inclusão e democracia participativa. Assim, pudemos pagar quase toda nossa dívida, acumulada em décadas, e investir em obras, novos programas, projetos ousados e ações que nos enchem de orgulho e alegria.
Com a régua e o compasso a me conceder o encontro imaginário entre o Sanhauá e o Cabo Branco, pudemos redesenhar a velha-nova João Pessoa e assim, também projetando-a para o futuro. Este ano, iremos executar as obras de ampliação das Avenidas Epitácio Pessoa e Beira-Rio, além de implantar um binário no Castelo Branco e duplicar a Avenida Panorâmica, no Altiplano. Obras do projeto ‘Caminho Livre’, que está promovendo o recapeamento asfáltico de mais de 70 quilômetros e realizando a pavimentação de 200 ruas em diversos bairros da nossa cidade.
O sonho da casa própria já se tornou realidade para 6,5 mil famílias pessoenses, graças aos projetos realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal desde 2006, quando criamos a Secretaria de Habitação. Hoje estamos com 6.478 casas sendo construídas e outras 4.473 em processo de licitação.
Em 2011, implantamos o modelo de Tempo Integral em seis escolas e este ano ampliaremos para mais seis unidades. Iremos construir duas novas escolas padrão com ginásios poliesportivos e cinco Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), incluindo ainda reforma e ampliação de 14 escolas.
A população da nossa cidade ganhará 36 novas Unidades de Saúde da Família. Dez já estão sendo construídas e 16 sendo licitadas. Os novos prédios abrigarão 70 equipes de saúde e os bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo ganharão Unidades de Pronto Atendimento (UPA), semelhante da que foi construída no Retão de Manaíra.
Dois mil e doze também será o ano que o município irá implantar os serviços especiais de cardiopatia e hemodiálise no Hospital Santa Isabel; a UTI pediátrica no Hospital do Valentina; a Casa de Parto e a Casa de Apoio à Gestante na Maternidade Cândida Vargas, além de uma Central de Abastecimento de Medicamento.
Entregaremos os parques Cuiá e Parahyba; concluiremos as obras da Estação das Artes do Complexo Estação Cabo Branco, bem como da Vila Olímpica, no bairro do Valentina; finalizaremos as obras nos Mercados da Torre e Cruz das Armas e continuaremos com as obras de construção e revitalização de nossas praças.
A concretização de todas essas obras revela o foco da gestão no respeito à coisa pública e na melhoria da qualidade de vida dos pessoenses. Revela ainda nosso olhar para a inclusão social, geração de emprego e renda, identidade cultural e a dignidade dos nossos servidores, que este ano serão contemplados com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração da Guarda Municipal e STTrans. Também realizaremos concurso para as respectivas áreas e ainda para a Procuradoria Geral do Município.
João Pessoa respira novos ares e para manter esse clima é que quero focar na gestão, priorizar a continuidade desses e de vários outros projetos em execução e não deixar que qualquer processo eleitoral contamine esse momento singular que a cidade vive.
Confesso aos meus amigos e amigas desta cidade que não sou afeito ao jogo bruto da política, aos sofismas e frases de efeitos para escamotear o que se pensa ou não falar a verdade. Também não sou afeito a política dos tapinhas nas costas, da politicagem em geral. Sou um técnico, um planejador, um arquiteto. E tenho orgulho disso. Fui vítima de ataques frontais, de denúncias absurdas, tudo porque resolvi dedicar-me integralmente à administração, a cuidar bem da cidade e de seus habitantes.
Tudo que tenho é meu nome limpo, a dedicação dos meus pais em me formar para o mundo sempre ensinando a respeitar o próximo, ajudar os semelhantes e amar a Deus. Deixo o julgamento do que fiz ou deixei de fazer para quem tem o poder de fazê-lo, no futuro, longe das paixões partidárias e da sanha terrível de adversários que pensam apenas no poder pelo poder.
Prefiro o caminho da conclusão deste projeto único e cheio de perspectivas. Apoiarei sem titubear alguém que sempre esteve com a gente e represente essa ideia transformadora, se comprometendo em representá-la junto à comunidade. Esse é o meu desejo. Meu pensamento. Minha decisão.
Luciano Agra
Prefeito

Prestador de serviço demitido pelo Governo do Estado não tem estabilidade

Prestadores de serviço que foram demitidos pelo governo do Estado estão recorrendo a Justiça para manter seus empregos, alegando que já adquiriram estabilidade. Nos casos analisados até a agora, o TJPB tem entendido que não há previsão legal que garanta a estabilidade para servidor contratado sem concurso público. "A estabilidade no serviço público só pode ser adquirida pelos servidores concursados, sendo que a única exceção restringe-se para aqueles que, independentemente de prévia aprovação em concurso, estavam, na data da promulgação da nossa atual Carta Magna, nos quadros da Administração há mais de cinco anos ininterruptos", disse o desembargador José Ricardo Porto no julgamento da apelação cível nº 200.2011.002765-9/001.
Segundo ele, após a Constituição Federal de 1988, o acesso ao serviço público passou a ser mediante aprovação em concurso de provas ou de provas e títulos, salvo para os cargos de livre nomeação e exoneração, regra essa reproduzida na Constituição do Estado da Paraíba, no seu art. 30,VIII. A pessoa que ingressou na Justiça estava trabalhando no Estado desde o ano de 2005 e foi demitida agora pelo governador Ricardo Coutinho. "O servidor contratado temporariamente, no ano de 2005, para exercer função pública, não possui direito à estabilidade, eis que não ingressou nos quadros da Administração através de certame, tampouco estava, na data da promulgação da nossa Carta Magna, exercendo serviço público há mais de cinco anos ininterruptos", observa.
Em sua decisão ele citou precedentes de vários tribunais. Um deles, do Tribunal de Justiça do Pará, destaca que o servidor temporário, contratado a título precário, mediante convenção reiteradamente renovada, não faz jus à permanência na Administração Pública, pois, um dos requisitos para se adquirir a estabilidade é a aprovação em Concurso Público. “Em precedentes semelhantes ao dos presentes autos, também oriundos do Estado do Pará, a Segunda Turma decidiu que inexiste direito líquido e certo à estabilidade no serviço público para aqueles que - sob a égide da atual Constituição, sem aprovação prévia em concurso público - são contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público", ressalta o desembargador José Ricardo Porto. (com Lenilson Guedes)

APLP diz que o governador Ricardo Coutinho extinguiu gratificação 'Pó de Giz' dos professores

O diretor regional da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), seccional de Campina Grande, Odenilson Medeiros, enviou uma Carta Aberta à população intitulada: "A verdade sobre o aumento salarial dos professores da rede estadual de ensino". Nela ele denuncia que o Governo Ricardo Coutinho não cumpre o pagamento do piso nacional salarial dos professores e mais grave ainda, incorporou a Gratificação de Estimulo à Docência (GED) aos vencimentos já existentes, extinguindo-a abruptamente. A GED extinta (o pó de giz), histórica gratificação da categoria, correspondia a um valor de 40% sobre os vencimentos básicos, desde o primeiro Governo Cássio.
Leia abaixo a íntegra da carta enviada pela assessoria de imprensa da APLP-CG:
A Verdade sobre o aumento salarial dos professores da rede estadual de ensino
A bem da verdade, os valores incorporados na Tabela do Piso dos professores da rede estadual de ensino, ainda são os mesmos praticados no Governo Maranhão. Para não cumprir o reajuste do Piso Nacional no ano de 2011, o atual Governo incorporou a Gratificação de Estímulo à Docência (GED) aos vencimentos já existentes, extinguindo-a abruptamente. A GED extinta (o pó de giz), histórica gratificação da categoria, correspondia a um valor de 40% sobre os vencimentos básicos, desde o primeiro Governo Cássio.
O governador Ricardo coutinho criou a Bolsa de Produtividade no valor de R$ 230,00. No entanto, não contempla os professores aposentados; não é incorporada na aposentadoria, implicando em redução salarial para quem for se aposentar e não serve de cálculos para as vantagens: 13º salário e 1/3 de férias dos ativos.
Segue a tabela referente aos valores salariais no Governo Maranhão e no Governo RC:
Classe Governo Maranhão                                         Classe Governo Ricardo Coutinho
A - Polivalente:       R$    926,17                                     A - Polivalente:       R$    923,17
B - Licenciatura:     R$ 1.111,40                                      B - Licenciatura:     R$ 1.111,40
C - Especialização: R$ 1.157,71                                      C - Especialização: R$ 1.157,71
D - Mestrado:        R$ 1.204,02                                      D - Mestrado:         R$ 1.204,02
E - Doutorado:       R$ 1.250,33                                      E - Doutorado:       R$ 1.250,33
Obs.: O Governo de Ricardo Coutinho é exatamente igual ao de José Maranhão. Para confundir a opinião pública, Ricardo criou a Bolsa de Produtividade no valor de R$ 230,00, apenas para professores da ativa.
Os prejuízos para o magistério são os seguintes:
- Exclusão dos aposentados
- A Bolsa NÃO incide sobre o 13º salário
- A Bolsa NÃO incide sobre 1/3 de férias
- A Bolsa NÃO é incorporada na aposentadoria futura dos profissionais da ativa.
Continuando os prejuízos do magistério estadual da Paraíba, e como se não bastasse, sua excelência, o governador Ricardo coutinho, não efetuou os pagamentos de 14º salários aos professores e funcionários das escolas contempladas com o prêmio Gestor Exemplar, mas divulgou na mídia como se tivesse pago o referido prêmio.
Por outro lado, os prestadores de serviços e pró-tempores da educação ficarão sem receber seus salários referentes ao mês de janeiro de 2012, um total desrespeito a estes profissionais que têm férias asseguradas em consonância com os professores e funcionários efetivos, criando um clima de desespero na sociedade paraibana e uma insegurança, já que esses professores e funcionários foram demitidos sumariamente. O quadro de professores do Estado da Paraíba totaliza em torno de 12 mil professores prestadores de serviços, no entanto, o Governo do Estado está realizando um concurso para o preenchimento de apenas mil e quarenta vagas. A pergunta que fica é 'como é que se inicia um ano letivo com déficit de 11 mil professores?' - sem contar com o período de matrículas que soma um número de auxiliares nas secretarias das escolas e nas funções de auxiliares de serviços.
Odenilson Medeiros
Diretor Regional da APLP-Campina Grande
Magali Souto Maior (8713-7712)
Assessora de Imprensa da APLP-campina Grande

Municípios que aderiram ao SNC podem ter acesso facilitado a 40% dos recursos em 2012

O Conselho do Fundo Nacional de Cultura (FNC) garantiu aos estados e municípios - que estão no Sistema Nacional de Cultura (SNC)- poderão ter acesso facilitado até 40% dos R$ 483 milhões previstos para o Fundo de Cultura em 2012. As transferências serão fundo a fundo, conforme estabelece a lei que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC), a 12.343/2010.
O Plano de Cultura é voluntário e pode ser feito a qualquer momento. O município só precisa assinar o acordo de cooperação federativa, e depois da publicação no Diário Oficial da União (DOU), a cidade tem um ano para elaborar o plano. O projeto deve definir como vai ser a constituição e o funcionamento dos componentes do SNC, como Conselho, Plano, Fundo e Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Veja aqui como aderir ao SNC

Prouni recebe inscrições a partir deste sábado

O processo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começa neste sábado (14) e vai até o dia 19. O Ministério da Educação não informou qual o horário exato do início do funcionamento do programa. O Prouni é indicado aos estudantes que querem fazer uma faculdade particular, mas precisam de auxílio para as despesas.
A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.
O Prouni oferece para o 1º semestre 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Edmundo é confirmado como 'homem gol' do Esporte de Patos e será apresentado em festa nesta sexta-feira

Edmundo, atacante Botafogo-PB (Foto: Divulgação)
O quarentão artilheiro itaporanguense Edmundo está oficialmente confirmado como o novo “homem gol” do Esporte de Patos. Ele é a grande estrela da festa que o clube realiza na noite desta sexta-feira (13) no Patos Tênis Clube, segundo informou o radialista Edileudo Lucena, integrante da junta governativa que atualmente comanda a equipe.
Aos 42 anos, Edmundo já foi três vezes artilheiro do Campeonato Paraibano - em 2007 (Nacional-P, 18 gols), 2009 (Sousa, 18 gols) e 2010 (Botafogo, 24 gols). No ano passado, uma série de contusões acabou atrapalhando o desempenho do jogador, que chegou a anunciar sua aposentadoria.
Recuperado, contudo, ele voltou esse ano em grande estilo, marcando o gol da seleção de Itaporanga no empate em 1 a 1 com o Paraíba de Cajazeiras, na última segunda-feira (9) em partida realizada no Estádio "O Zezão" em itaporanga. Depois de iniciar a pré-temporada em dezembro, em Fortaleza, o Esporte de Patos foi o último time a iniciar os treinos em 2012. Apenas na quarta-feira o elenco alvirrubro se reapresentou ao técnico Luís Oliveira.
Em relação a amistosos, o Esporte só deve entrar em campo no dia 22. A diretoria está acertando o jogo com um time do Rio Grande do Norte. (com GloboEsporte)

Praia de Pipa serve de cenário para conversações políticas entre cúpulas do PTB e PTN de Itaporanga...

A Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, é de longe o "point" do litoral nordestino nesta época aonde se encontra muita gente bonita e intenso contato com a natureza, um lugar requisitadíssimo para ir com a família e amigos desfrutar de belas paisagens, piscinas, área de lazer e bem-estar, além de deliciosas bebidas e gastronomia regional. Este cenário paradisiaco serve, também, para conversações políticas daquelas lideranças que casualmente possam se encontrar curtindo férias. 
Pois bem, após os festejos do 9 de janeiro, quando foi comemorado os 147 anos de emancipação política de Itaporanga, muitas lideranças políticas locais começam a, digamos assim, tirar "férias" para sacudir um pouco o cansaço da maratona de festas das quais participaram desde dezembro. Reestabelecidas as energias elas começam a traçar o jogo político com vista à sucessão municipal, o que deve acontecer quando fevereiro chegar. 
Entretanto, conversações políticas nesse sentido parecem que não vão ficar para fevereiro, pelo menos, para alguns do cenário político da 'Rainha do Vale'. Pois não é que na paradisiaca praia de Pipa, mais precisamente no Resort Eurosol Tibau, as cúpulas municipais do PTB e PTN além de passarem este fim de semana, aonde estão desde ontem (12), curtindo o descanso tiram tempo para traçar planos para o jogo de outubro vindouro. 
Entre os presentes, estão o ex-vereador e ex-candidato a prefeito em 2008 Audiberg Alves [presidente municipal do PTB e que pretende ser novamente este ano] e o advogado Neto Ferreira [PTN, que foi também candidato a prefeito em 2008]. Em meio aos chalés, rodeados por uma grande área de jardim com vegetação nativa e árvores frutíferaz, os dois se esbaldam com muita água de coco quando conjecturas para as eleição vindoura são postas na mesa. Lembrando que o PTB é oposição e o PTN faz parte da base aliada do prefeito Djaci, que concorre à reeleição.
Assim como o melhor 4 estrelas da praia, em que estão, uma referência para curtir férias, Audiberg e Neto jogam a quatro mãos os melhores parâmetros para a sucessão municipal em Itaporanga. Só para se ter uma idéia, o bar da piscina do Resort providencia cocktails exóticos, assim como um buffet composto por croissants de primeiríssima.
Após o fim de semana, nem pensar em parar por aí, os dois seguem para João Pessoa e continuam as férias até o próximo dia 25. Pra finalizar, em João Pessoa é esperado um encontro com o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB)... Imagina só isso????

Conceição é atingida por vendaval que chegou a derrubar antena da rádio 91,1 FM

Um forte vendaval seguido de um raio levou pânico a alguns setores da cidade de Conceição, esta semana. O ponto mais atingido com os ventos foi o centro administrativo da cidade, onde funciona o Fórum, Promotoria e a Prefeitura municipal. 
Nessa mesma localização funciona a Rádio 91 Fm da cidade, que teve a sua antena danificada, deixando a emissora fora do ar. Segundo o diretor administrativo da emissora, F. de Assis, uma equipe técnica da cidade de João Pessoa está se deslocando a Conceição, para que neste final de semana possa fazer uma avaliação dos estragos e restabelecer a programação da emissora, que presta um bom serviço a comunidade e região.
F. de Assis disse que estava no local quando a antena foi abaixo e reverlou: "Foi algo assustador, mas graças á Deus não causou nenhum ferimento a ninguém, apenas danos materiais". O diretor acrescentou ainda, que todas as medidas estão sendo tomadas para que sua programação volte ao normal até a próxima semana. (com DiáriodoSertão)

Governo fechará 188 escolas e SEE lista casos em Piancó, Coremas e Emas para justificar a decisão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, confirmou na tarde desta sexta-feira (13) o que serão fechadas 188 escolas em toda a Paraíba. Em Nota a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, informa que "em paralelo o Estado tem previsão de entrega, entre janeiro e março des ano, de 24 unidades escolares - além de financiar, por meio do Pacto Social com os municípios, 246 novas salas de aula, o que corresponde a 27 novas escolas"
De acordo com a secretária executiva essa decisão, que trata-se de um reordenamento, visa qualificar a rede estadual e melhorar a educação. E que as unidades fechadas não tinham condições de funcionamento. O objetivo, segundo ela, é a ocupação racional dos estabelecimento de ensino, facilitando a delimitação das escolas de ensino médio e das de ensino fundamental.
Márcia Lucena revelou que, para colocar o processo em prática, funcionários da Secretaria de Educação percorreram todas as 1.036 escolas estaduais localizadas nas 12 Gerências Regionais de Educação (GRE). “As equipes visitaram as escolas e constataram a realidade de cada unidade de ensino do Estado para, diante do que foi encontrado, traçar um plano de reordenamento”, diz.
Situações constatadas pela SEE
Na Escola Estadual Isidro Veras, localizada no município de Piancó, a equipe da SEE encontrou uma situação inusitada. Apenas cinco alunos estudavam na escola, que funcionava dentro da uma sala de aula de uma escola municipal. Em Coremas, na escola Barra de Oitis, foi encontrada uma situação semelhante, em que os alunos assistiam às aulas no terraço de uma escola municipal. Outro exemplo do descaso com a educação do Estado ao longo do tempo foi encontrado em Emas, município da 6ª GRE. As escolas estaduais Margarida Loureiro e Padre Francisco Lopes funcionavam no mesmo local, em turnos diferentes.
"Tivemos muitos casos de duas escolas que funcionavam dentro de um só prédio, com diretor e funcionários diferentes. Nesses casos, estamos unindo forças para investir na escola que permanecerá – ou seja, nada mudará para a comunidade, os alunos continuarão indo para a mesma escola, ocupando os mesmos espaços e os funcionários permanecerão nessa ou em outra escola que necessitar”, explicou Márcia.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 são do Brasil; João Pessoa é a 29ª mais violenta do planeta

Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado hoje (13). Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo. O topo da lista é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158.87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está Juárez, no México, com uma taxa de 147.77.
No Brasil, Maceió, capital alagoana, aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135.26 homicídios para cada 100 mil habitantes. Depois da capital alagoana estão Belém (PA) – em 10o lugar no ranking, com uma taxa de 78.08 homicídios para cada 100 mil habitantes; Vitória (ES), em 17o lugar, com taxa de 67.82; Salvador (BA), em 22o na lista, com 56.98 e Manaus (AM), em 26o, com 51.21.
Já o Estado da Paraíba, depois de ganhar o título de segundo mais violento do país, agora entou em um ranking internacional, a Paraíba é mais uma vez destaque pelos altos índices de violência com uma cidade que é a 29ª mais violenta do mundo. Das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, além das 14 brasileiras, 12 estão no México e cinco na Colômbia.
O estudo também informa que das 50 cidades, 40 estão na América Latina. Além disso, a organização alerta para o fato de que no México, as autoridades estão falsificando dados e escondendo o verdadeiro número de homicídios. A ONG diz que elas “não inspiram confiança em seus dados oficiais”, pois “há evidências de falsificação” para fazer com que a violência pareça menor do que ela realmente é.
Como exemplo, o estudo cita o caso da cidade mexicana de Juárez, que, segundo as autoridades, registrou 1.974 homicídios em 2011. Porém, o relatório da organização indica que o governo oculta pelo menos 150 homicídios. A entidade informa ainda que nesta cidade houve uma redução da violência, mas os números ainda são elevados. (com AgênciaBrasil)

CEAP desconhece vínculo na alocação de recursos junto ao "Minha Casa, Minha Vida" para Bonito de Santa Fé

O Escritório Martins Associados Advocacia, do Rio de Janeiro, representante do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), envia e-mail esclarecendo que a referida ONG não tem qualquer relação com a Nota da Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé no que diz respeito a conquista de recursos proveniente do programa "Minha Casa, Minha Vida" destinado a construção de Casas Populares naquele município, anunciada ontem (12) pela prefeita Alderi Cajú (PMDB). que você pode conferir no link a seguir: Prefeita Alderi Cajú anuncia construção de 200 casas e calçamento de 30 ruas em Bonito de Santa Fé
Diante disso, solicita retificação por entender como uso indevido do nome da CEAP na Nota já que não tem relação com a Prefeitura de BSF. "O CEAP é uma ONG sem fins lucrativos, nem tampouco vinculação partidária ou religiosa, cujo principal compromisso é lutar por uma sociedade justa e igualitária, através da execução de programas de ação afirmativa, que buscam a implementação de políticas públicas de combate à discriminação racial e todas as formas de preconceito que atigem a população brasileira.
A história do CEAP é marcada pelo trabalho relativo às questões de defesa e promoção dos direitos humanos e relações raciais, educação, formação continuada de professores e mercado de trabalho e, essas ações se dão por meio dos programas e projetos da isntituição que atua desde 1989", diz o e-mail assinado por Mariana Ferreira Rodrigues. O Martins Associados Advocacia está localizado na Rua Senador Dantas, 20/1509, Centro, Rio de Janeiro.
Com a palavra a Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé!

Tatiana Medeiros é apresentada como candidata à sucessão de Veneziano e prega a união do PMDB em CG

A pré-candidata a prefeita de Campina Grande, Tatiana Medeiros (PMDB), disse na manhã desta sexta-feira, (13), durante entrevista coletiva na sede da Associação Campinense de Imprensa (ACI), que não acredita no prolongamento das discordâncias levantadas em torno da sua indicação pelo vice-prefeito José Luiz Júnior, e pelo ex-deputado federal Walter Brito Neto. Tatiana afirmou que encara como natural a postura dos dois ex-postulantes peemedebistas, no período em seguida a indicação de seu nome. Segundo ela, esta situação é incomoda, mas irá ser resolvida ao longo dos dias através de conversas internas do partido.
“Vou sentar e conversar com os dois a respeito da manutenção do projeto que já vem dando certo em Campina Grande, através da gestão do prefeito Veneziano (Vital do Rego). Tenho certeza que todos abraçarão em torno do projeto do PMDB”, disse Tatiana, que acredita que esse mal estar será resolvido antes das convenções do partido, marcadas para junho. A pré-candidata, que também é secretaria Municipal de Saúde, agradeceu ao partido pela escolha, a Deus e ao prefeito Veneziano, e disse que há poucos anos jamais imaginaria estar passando por esse momento.
Já o prefeito Veneziano Vital do Rego rebateu as informações publicadas por alguns veículos da imprensa de que a pré-candidatura de Tatiana seria uma escolha pessoal dele. “Infelizmente, o mundo político da Paraíba ainda não está acostumado a decisões democráticas como está”, disse Vené referindo-se a realização de pesquisas que culminaram na escolha. Também estiveram presentes a coletiva o Senador Vital do Rêgo; a Presidente do PMDB de CG e deputada Federal Nilda Gondim; a primeira dama e presidente a Funasa, Ana Claudia, além de vereadores e representantes dos partidos aliados e lideranças políticas. (com ÂngelaMedeiros/MarcosWéric)

Padre Djacy renuncia cargo de conselheiro do Orçamento Democrático na região do Vale do Piancó

O guerreiro e festejado padre Djacy Brasileiro, pároco da paróquia de Pedra Branca, comunicou na manhã desta sexta-feira (13), durante entrevista ao radiofônico 'Microfone Aberto' apresentado por Cláudio Nepó na Rádio Pedra Bonita FM, sua decisão de renunciar o cargo de conselheiro do Orçamento Democrático Estadual, da 7ª Região Geoadministrativa, no Vale do Piancó. "Estou renunciando o cargo de conselheiro [do OD] devido a compromissos que lotam minha agenda e, por isso, não tenho como participar das reuniões...", declarou padre Djacy.

Antipatia, arrogância e prepotência de Chico Lopes levará o PSB-Vale do Piancó ao pior desempenho no estado

Realmente é uma pena que esse lutador e defensor do povo sertanejo não possa mais, devido a seus compromissos, continuar como conselheiro do Orçamento Democrático, no Vale do Piancó. Pois, o Padre Djacy era um dos poucos capaz de dar credibilidade ao programa que na região está acéfalo e é comandado por uma equipe incompetente e, ainda, sujeita aos caprichos de um 'papagaio de pirata' que imagina ser o governador em pessoa e exercita na maior desfaçatez seu estilo stanilista na pretensão de ser algo que nem de longe conseguiria: um líder político.
Por várias oportunidades alertamos aqui que o diretor da AESA, Francisco Lopes, ao invés de cuidar de sua função, no setor hídrico, comporta-se como se governador fosse e usando o nome do próprio promove o desmantelo administrativo e político na região. Para se ter uma idéia do descrédito que ele tem, quando da reunião para eleger os conselheiros para compor o OD o município de Itaporanga não mandou representação e por isso a reunião foi esvaziada.
Este senhor é pivô de muitas das intrigas e desarticulações registradas na região. O próprio Governo do Estado sabe que o partido do governador, o PSB, por exemplo, terá no Vale do Piancó seu pior desempenho no processo eleitoral que se avizinha resultado única e exclusivamente da antipatia, da rejeição, da arrogância e da prepotência de Francisco Lopes.
Este senhor desmancha o que o governador Ricardo Coutinho tenta fazer no Vale do Piancó: unidade política, em prol de uma Paraíba que foi projetada em seu plano de governo. A [des]articulação promovida por este senhor, por exemplo, será motivo de sobra para que o PSB não elege uma dezena de Vereadores quanto mais prefeito sequer no Vale do Piancó. É preciso se chamar o feito a ordem e por um freio no desmantelo político e administrativo que este senhor tem promovido na região.
Depois do dia 7 de outubro, não adiante procurar saber qual foi o erro após o resultado negativo que se projeta para o PSB, no Vale do Piancó. 
Estou mentindo???? 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FNDE tem novas regras para prestação de contas em 2012

Todas as prestações de contas com vencimento a partir de 1º de janeiro de 2012, para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deverão ser feitas por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). Os responsáveis pelo encaminhamento das prestações de contas deverão ser habilitado pelo FNDE. As novas regras foram instituídas mediante à Resolução do Conselho Deliberativo da entidade, e tem como objetivo facilitar a gestão dos processos de prestação de contas dos recursos repassados para estados, Distrito Federal, municípios e entidades privadas de fins lucrativos.
A gestão dos processos de prestação de contas no SiGPC abrangerá a elaboração, remessa e recebimento de prestação de contas, a análise financeira e técnica, a emissão de pareceres sobre as contas, inclusive pelos conselhos de controle social, a emissão de diligências, a elaboração de relatórios gerenciais e operacionais, o acompanhamento dos prazos e a recuperação de créditos, além de promover a transparência da aplicação dos recursos públicos. Todas as prestações de contas com vencimento em 2012 deverão ser entregues por meio do módulo denominado PC Online, que poderá ser acessado a partir de fevereiro, no endereço: http://sigpc.fnde.gov.br.
Veja aqui mais informações... (com ascom)

MDA começa a pagar Garantia-Safra a agricultores de seis municípios paraibanos, dentre eles o de Santa Inês

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o pagamento da Garantia-Safra para 55 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais. Mais de 34 mil agricultores familiares aderidos ao programa começam a receber, este mês, os pagamentos relativos à safra 2010-2011. Na Paraíba, serão beneficiados 6 municípios, são eles: Arara, Aroeiras, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, e Santa Inês.
Na maior parte dos municípios, os agricultores recebem em janeiro a primeira de quatro parcelas do seguro. As parcelas seguintes serão pagas nos meses subsequentes. Em janeiro, o valor total a ser pago para todos os agricultores é de R$ 6.680.960,00, provenientes do Fundo Garantia-Safra - composto por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos agricultores. Os beneficiários tiveram perdas comprovadas causadas principalmente por seca.
O Garantia-Safra cobre perdas de safras de milho, arroz, feijão, mandioca e algodão causadas por estiagem ou enchentes no Semiárido (região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo). Com o Garantia-Safra, o agricultor familiar do Semiárido, com renda de até 1,5 salário mínimo, tem a garantia de receber cinco parcelas de R$ 136, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Na safra atual 2011-2012, mais de 563 mil agricultores familiares já aderiram ao programa.

Prefeita Alderi Cajú anuncia construção de 200 casas e calçamento de 30 ruas em Bonito de Santa Fé

Prefeita Alderi Caju em seu gabinete
A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé vai construir 200 casas através de uma parceria do Município com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O anúncio foi feito pela prefeita Alderi Caju (PMDB), nesta quinta-feira (12). Nesse mesmo projeto de infraestrutura e urbanização estão inclusos também o calçamento de aproximadamente 30 ruas da cidade, cinco praças e um fossão coletivo para melhorar a qualidade de vida da população. Segundo Alderi, o processo de licitação será feito ainda este mês.
O recurso para esse ‘pacote de obras’ foi conseguido através do [???] e emendas parlamentares dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida 2”. O recurso é da ordem de R$ 2,6 milhões liberados em duas etapas. “Essas 200 casas foi conseguida através de um projeto que nós pleiteamos e o município de Bonito de Santa Fé ganhou através do Ministério das Cidades. Nós fomos lá (em Brasília), defendemos o projeto e ganhamos”, explicou a prefeita.
Nas contas da prefeita, já foram construídas 30 casas do “Minha Casa, Minha Vida”, 39 da Funasa e agora serão construídas mais 200 unidades habitacionais. Além disso, outras 50 casas estão sendo pleiteadas. “Vamos encerrar o primeiro mandado nosso com mais de 300 casas construídas até o final deste ano. É o maior programa habitacional da história desse município”, destacou a prefeita. (com RadarSertanejo)

Em Emas a oposição capitaneada pelo PMDB deve lançar candidatura própria à sucessão municipal

A oposição no município de Emas capitaneada pelo ex-prefeito Zezinho Madruga (PMDB), realizou recentemente uma reunião para acertar os "ponteiros" com vistas às eleições que se aproximam. Apesar dos convites para composição de chapa com a situação, o PMDB decidiu que irá lançar candidatura própria no município. O bloco de oposição formado por diversos partidos a exemplo do PT, PMDB, PP e PTB, conta hoje com apoio de 5 dos 9 vereadores que compõe a Câmara Municipal de Emas, além do vice-prefeito Paulo Gildo (PTB), que rompeu com a prefeita, além de outras lideranças da cidade.
Quanto ao nome que será cabeça de chapa, o grupo ainda não decidiu. Zezinho informou que será feita uma pesquisa para escolha do nome. Ele revelou que não necessariamente tenha que ser seu nome, mas outro qualquer que esteja em melhores condições, poderá ser o indicado do grupo. Outros nomes como do vereador Zezeca (PMDB), ex-presidente da Câmara, e do jovem Segundo Madruga (PMDB), devem estar presentes na pesquisa para escolha do candidato de oposição. Esta definição deve sair até o final de março.
De acordo com o ex-prefeito, a conversa com o bloco de oposição foi muito salutar e o grupo deverá seguir unido até o final. Zezinho Madruga conta com o apoio do deputado federal Hugo Motta e da deputada estadual Francisca Motta, ambos do PMDB. Na cidade, correu ligeiro os rumores que o ex-prefeito poderia compor forças com a atual prefeita Fernanda Loureiro (PSDB), mas ao consultar amigos e correligionários, Zezinho decidiu que o melhor seria continuar na oposição assim como pede a maioria da população.
A proposta seria o PMDB indicar o vice da atual prefeita, o que não foi aceito. (com HoraExata)

MPF denuncia prefeito Edivan Félix e seu ex-secretário de Finanças por desvio de verbas e uso de documentos falsos

O prefeito de Catingueira, Edivan Félix (PR), e o ex-secretário das Finanças, José Hamilton Marques, estão sendo acusados pelo Ministério Público Federal de desvio de R$ 4 milhões em verbas públicas federais. A denúncia foi formulada ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife (PE). Se o Pleno da Corte pernambucana acatar, o gestor e o auxiliar de governo passarão a ser réus em ação penal e responderão por crime de responsabilidade e uso de documento falso, sujeitos a pena de reclusão e multa. Eles podem ainda ficar inelegíveis para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, por cinco anos.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do MPF, Edivan Félix e José Hamilton Marques são acusados de desviar recursos públicos federais repassados ao município de Catingueira. O fato teria ocorrido em março de 2006. Para isso, eles teriam usado notas fiscais falsificadas para dificultar a descoberta da irregularidade.
O processo existente no MPF descreve que, na prestação de contas dos recursos, foram apresentadas cópias de dois cheques nominais à empresa JM Indústria Comércio e Representações Ltda. O dinheiro estaria destinado para pagamento de aquisição de material escolar. O problema é que as microfilmagens apresentadas pelo Banco do Brasil indicam que as ordens de pagamento foram emitidas em benefício da Tesouraria do município. O dinheiro foi sacado diretamente no caixa pelo então secretário das Finanças.
Quem primeiro constatou a suposta irregularidade foi a Controladoria Geral da União (CGU). As suspeitas foram confirmadas em inquérito da Polícia Federal. A denúncia foi oferecida pelo MPF ao TRF da 5ª Região e não à primeira instância da Justiça Federal na Paraíba, porque Edivan Félix, na condição de prefeito, tem privilégio de foro em processos criminais.

Agricultor é preso em Igaracy por porte de arma de fogo

O agricultor Damião Menino de Sousa, 25 anos, solteiro, residente na Rua Padre Aristides, em Igaracy, foi preso às 21h de ontem pelo destacamento policial, após uma busca pessoal, de Igaracy por estar portando uma arma pistola calibre 32 (garrucha), sem munição. A informação de que o acusado estava com uma arma de fogo foi passada a Rádio Patrulha pelo senhor Antônio Barreiro. O acusado e a arma foram conduzidos a Delegacia de Polícia da cidade de Piancó para as providência cabíveis. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O MDA destaca produção de arroz vermelho no Vale do Piancó como exemplo de sucesso na agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aponta a produção do arroz vermelho na região do Vale do Piancó como exemplo de sucesso na agricultura familiar. O Governo Federal destaca o modelo de trabalho da Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho de Santana dos Garrotes e região, que tem assistência da Emater.
Com os recursos garantidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acessar o mercado se tornou mais fácil pela associação que, em 2011, teve um volume de entregas de 200 toneladas, viabilizadas por meio da utilização da modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR Estoque).
Para o presidente da associação, José Soares Filho, participar do programa trouxe significativas mudanças para a vida dos 77 agricultores, que hoje comercializam a produção de 300 hectares de arroz vermelho para o programa. "O recurso é essencial para garantir renda e fortalecer a produção do arroz vermelho. Para a região, foi uma bênção”, afirmou.
Na primeira entrega da associação, em 2007, foram comercializadas 70 toneladas do alimento. Antes, os agricultores entregavam a produção aos atravessadores, que pagavam R$ 0,70 pelo quilo do arroz com casca, mas agora o quilo é vendido a R$ 1,50. "A renda dos agricultores aumentou em mais de 50%. Eles já estão ampliando a área de plantio para atender ao programa”, disse José Soares.

Alimento saudável
Rico em vitamina B1, fibras, cálcio e com zero de colesterol, o arroz vermelho é vendido no comércio local e também para o Programa de Alimentação Escolar (Pnae). "Somos o maior produtor de arroz vermelho do mundo. O produto já é reconhecido como tipo 1. Para agregar valor, estamos buscando a sua Identificação Geográfica (IG)”, explica.
A modalidade de CPR Estoque apoia a comercialização das cooperativas e associações para que formem seus estoques e comercializem os produtos em condições mais favoráveis. Nesta modalidade, cada cooperativa ou associação pode acessar até R$ 1,5 milhão por ano pelo PAA, a juros de 3% ao ano. O agricultor pode vender até R$ 8 mil por ano ao PAA.
A prioridade é para a compra da produção da agricultura familiar a preços justos, compatíveis com os praticados nos mercados regionais e com isenção de licitação. Mais de 330 produtos da agricultura familiar, além de produtos tradicionais (e também os produtos da sociobiodiversidade e os orgânicos), são vendidos no PAA.
A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é responsável por consolidar essa ferramenta de organização do agricultor e por mudar os hábitos alimentares das famílias e dos estudantes da rede pública de ensino. Permite, também, garantir uma renda fixa ao homem e à mulher que trabalha a terra. (com MDA)

RC veta emendas a LOA-2012 que destinava verbas para construção e ampliação de escolas no Vale do Piancó

Os mais de 80 vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) à Lei Orçamentária Anual de 2012, publicados na edição do Diário Oficial do último domingo (8), gerou o primeiro impasse do início do ano legislativo na Assembléia Legislativa. Os deputados de oposição e situação divergiram sobre a iniciativa e já começam a investigar quais e de quem foram às emendas vetadas.
Dentre as emendas parlamentares vetadas pelo governador há diversas que seriam destinadas ao Vale do Piancó, a exemplo da: 
Emenda de meta nº 163  que propõe Expansão de Escolas com construção de mais 10 (dez) salas de aula nas escolas de cada um vários dos municípios, dentre eles: Serra Grande, Nova Olinda e Olho d’Água; O governo diz que este veto se impõe por inconsistência técnica. A construção  de mais unidades de salas de aula para fortalecer a rede física de atendimento deve ser pautada  pelos parâmetros estabelecidos  nos planos nacional e estadual de educação, o que pressupõe a elaboração de estudos técnicos. Deste modo a construção de forma linear de10(dez) salas de aula nas escolas de cada um dos municípios indicados equivale a construir um numero de salas de aula que representa um percentual elevado da meta prevista PPA / LOA 2012.
Emenda de meta nº 203 que propõe Construção de 01 (um) Ginásio Esportivo no município de Emas, alterando a ação 1763 – Ginásio Cidadão – ação suplementar de educação; O governo diz que este veto se impõe por inconsistência técnica. Produto especificado na Emenda solicitada diferente do produto/meta  do PPA 2012-2015 PL LOA 2012, onde constam 1.000 crianças, jovens e adolescentes beneficiados.
Emendas de meta nº 366, 368, 369, 370, 371, 372, 373, 374, 375, 376, 377, 378 e 379, que propõem conveniar,  objetivando a construção, reforma e ampliação de escolas, com vários municípios, dentre eles: Santana de Mangueira e Diamante; Diz o governo que estes vetos se impõem a estas Emendas por inconsistência técnica, vez que não se constitui matéria de Emenda de Meta a realização de convênios entre os entes estadual e municipal.
Para o líder da oposição, deputado André Gadelha (PMDB), o governador veta as necessidades do povo. "Na minha região mesmo, por exemplo, tudo o que solicitei através das minhas emendas é algo que é necessário para lá, não existe motivos para não acatar", destacou.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Com equipe de alto nível o Conexão Pré-Vestibular aprova vários alunos em universidades estaduais e federais

O Conexão Pré-Vestibular, do município de Itaporanga, poderia ser um cursinho como outro qualquer. Lêdo engano, não é. Entre as salas e fora delas, o Conexão Pré-Vestibular irradia muito mais, seu conceito junto aos seus alunos mostra que a conquista do curso superior tem uma enorme potencialidade de garantia. No Conexão Pré-Vestibular os alunos aprendem que dedicação é a palavra chave aliada ao potencial do cursinho que tem uma metodologia muito bem diferenciada focando a aprovação no vestibular.
 
Aprovações em universidades [federais e estadual] e faculdades no último vestibular comprovam a qualidade e seriedade do Conexão Pré-Vestibular, localizado no centro da cidade, que registrou grande números de alunos aprovados. Diferenciado por um time de primeira composto com professores de alto nível e material didático atualizado para as exigências dos maiores vestibulares, o Conexão Pré-Vestibular garantiu um ótimo resultado. 
Isso porque está antenado com as novas tendências educacionais, proporcionando aos alunos uma interação com o que há de mais novo, e com isso proporcionando a chance de que eles saiam na frente nesta fase tão importante da vida, que é a escolha profissional, e a escolha da universidade. Esse quantitativo de aprovados mostra que o cursinho está na dianteira do setor, do qual é pioneiro no Vale do Piancó. E, sem dúvidas, será um reflexo que aumentará a cada ano o número de aprovados. Isso se deve ao bom planejamento do Conexão Pré-Vestibular e à qualidade da equipe de professores.
O resultado dos últimos vestibulares realizados por uniservidades públicas, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mostrou o Conexão Pré-Vestibular conquistando uma das maiores aprovações:
Na UFCG: Jean Vanderest Pereira (Enfermagem), Pedro Antas P. Neto (C. da Computação), Matiele Karulayne Salviano Rodrigues (Serviço Social), Johnatan Soares de Oliveira (C. Biológicas), João Pereira Neto (Medicina Veterinária), Breno Aleff Leite Neto (Enfermagem), e Anne Caroline R. F. Virgulino (Enfermagem).
Na UEPB: Thiago Rodrigues Alexandria (Química Industrial - 5º Lugar), Railla Dafilly (História - 5º Lugar), Rayane Raquel (Administração), Johnatan Soares de Oliveira (Odontologia - 4º Lugar), Francisca Yaskara Lopes de Sousa (Computação), Daniely Salviano (Direito - 3º Lugar), Pamela Valeska (Psicologia - 4º Lugar), e Pedro Alex (Odontologia).  
 
Destaque: Pamela e Daniely aprovadas, respectivamente, em 4º Lugar (Psicologia) e 3º Lugar (Direito) na UEPB  
E para você que está pensando em ingressar num cursinho, agora, o horizonte está mais visível basta entrar em contato e falar com o professor Clistenes Klayton, pelo telefone (83) 9635-2442 ou 9939-5765, e garantir o seu ingresso na universidade.

Padre Djacy fará greve de fome em frente ao Palácio do Planalto para que obras do São Francisco sejam retomadas

O padre Djacy Brasileiro, administrador da paróquia de Pedra Branca, revelou em nota à imprensa, nesta terça-feira (10), que vai realizar uma nova greve de fome para tentar sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT), a retomar as obras da transposição do Rio São Francisco, no trecho do Sertão do Estado, que estão paralisadas desde o ano passado. Djacir confidenciou que vai ficar em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília com uma cruz de lata, além de ficar sem comer.
Veja a nota na íntegra:
TRANSPOSIÇÃO JÁ
Milhões de nordestinos clamam pungentemente pela transposição, pois,a cada dia que passa,agrava-se a situação da seca. Quem tem sede, não pode esperar. Presidente Dilma, não esqueça que o maior bem para o nordeste, antes de qualquer coisa, é água.O povo quer água para beber,cozinhar,tomar banho.E com ela,tirar o sustento de sua família.E mais: com água, a população nordestina quer ver desenvolvimento econômico e social na sua região.
Presidente,fui uma vez, e estou disposto a ir outra vez. Só que desta vez,com dupla ação: fincar uma cruz de latas bem em frente ao Palácio do Planalto e privar-me de alimentação,visando chamar-lhe sua atenção para a nossa real necessidade:ter o direito de usufruir das águas do rio São Francisco.
Pelo o amor de Deus, que seu governo retome as obras da transposição o quanto antes. Isso é questão de vida ou morte. Surgiro ao povo nordestino, um dia dedicado à transposição . Que nesse dia especial, aconteçam mobilizações, discussões em torno desse projeto tão salutar para nossa região sofrida, esmagada, esquecida.
Transposição já!

A seguir link do show de Garota Safada em Itaporanga

Sobre o mega show da banda Garota Safada, ontem por ocasição das comemorações dos 147 anos de emancipação política de Itaporanga, registramos o competente trabalho do amigo Antônio Neto, da CD Mix, que gravou a festa. A qual disponibilizamos para vocês, através do link a seguir:  http://www.mediafire.com/?oemvekvu4uuasz1

Líder sindical retoma atividades e faz visita ao Sertão

O preidente do Sindicato dos Taxistas e Caminhoneiros da Paraíba (Sindtáxi), Antônio Henriques Filho, está de volta à rotina de trabalho, depois de 20 dias de recesso, e já empreende visitas a cidades do interior do Estado. Ele segue viagem para o Vale do Piancó, onde fará visita à sua terra natal, a cidade de Boa Vantura; de lá, Henriques se estanderá até Itaporanga, onde distribuirá convites, entre amigos e familiares, para a solenidade de posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, que se processará no dia 24 de fevereiro próximo, na Capital. 
Uma das principais bandeiras de luta da campanha que elegeu Antônio Henriques Filho, para a direção geral do Sindtáxi, é o combate ao transporte clandestino, em toda a Paraíba, e é acerca dessa questão que ele já vem se debatendo diante de autoridades governamentais que lidam com o setor, a exemplo do próprio Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER). (com Ascom)

Eficiente trabalho empreendido pelo 13º BPM garante paz e tranquilidade durante festa de aniversário de Itaporanga

 
Mais uma vez Itaporanga realiza um evento de grande porte, com a presença de mais de trinta mil pessoas lotando a Avenida Getúlio Vargas, em total segurança garantida pela briosa Polícia Militar, através do 13º Batalhão sediada na cidade que empreendeu um forte e minucioso esquema de segurança no sentido de garantir paz e tranquilidade aos milhares forrozeiros, turistas e visitantes que desembarcaram na cidade para prestigiar o mega evento, que teve como atração principal a banda de renome nacional: Garota Safada.
Tanto os itaporanguenses como os visitantes elogiaram bastante a tranquilidade com que transcorreu a festa. Em verdade, já é uma marca registrada da pacata e hospitaleira 'Rainha do Vale'. O 13º Batalhão disponibilizou um efetivo composto por dezenas de homens instalados em locais estratégicos o que lhes garantiram uma visão panorâmica do evento, além das várias guarnições em circulação por toda a avenida, no meio da multidão mesmo, inibindo assim qualquer pespectiva de tumulto, desordem ou delitos outros.
Várias viaturas de Rádio Patrulhamento foram disponilizadas para o evento e a garantia da ordem e segurança existia não somente na avenida principal da festa mas por toda a cidade, já que não houve registro de qualquer ocorrência. O trabalho dos policiais ainda visou coibir o tráfico de entorpecentes, o porte ilegal de armas, etc.  
O esquema montado pelo Cmt do 13º BPM manteve prestação do bom serviço à comunidade e compromisso de policiamente eficiente. Inclusive, o policiamento foi reforçado nas entradas e saída na perspectiva de evitar ocorrências graves e atenuar aquelas comuns em períodos festivos. Utilizando um efetivo diversificado a PM distribuiu guarnições e patrulhas especializadas para atender todos os tipos de ocorrências.

Garota Safada leva multidão ao delírio em mega show do aniversário de Itaporanga

Garota Safada anima multidão que lotou centro da cidade
A festa dos 147 anos de emancipação política de Itaporanga deu o ponta-pé para os grandes eventos programados para este ano. Cuidadosamente preparada pela Prefeitura Municipal, o mega evento teve como atração principal a banda de renome nacional que vem conquistando espaço no cenário brasileiro: Garota Safada, que atraiu para a Avenida Getúlio Vargas um público estimado de trinta mil pessoas. A expectativa era muito grande devido ser este um desejo acalentado pela galera itaporanguense.
Desembarcaram em Itaporanga diversas caravanas de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos, Cajazeiras, Natal (RN), Mossoró (RN), Juazeiro do Norte (CE), Serra Talhada (PE), dentre tantos outros centros maiores... sem esquecer que o Vale do Piancó marcou presença em massa na cidade. Sem sombras de dúvidas, o show, montado numa mega estrutura, fez por atender a expectativa do público que foi ao delírio logo na abertura com a brilhante performance do galã, Wesley Safadão, complementada com muito ritmo e sensualidade das belas bailarinas.
 
 
Considerada a melhor banda de forró da atualidade [comprovada pela multidão], a apresentação da Garota Safada em Itaporanga consagra de vez a atual gestão municipal como a melhor de todos os tempos no trato da promoção de grandes eventos que proporciona o aumento do fluxo de turistas e, consequentemente, a garantia de circulação da economia gerando emprego e renda.
A banda subiu ao palco a meia-noite e meia, após uma queima de fogos de mais de quinze minutos, e o vocaista Wesley Safadão parabenizou Itaporanga por fazer uma festa tão bonita: "a cidade de Itaporanga está de parabéns por fazer uma festa de aniversário tão bonita como essa", afirmou. Wesley cantou o repertório mais atualizado do Brasil. "O melhor de tudo é que a festa é de Itaporanga mas vem gente de todos os lugares, isso deixa a cidade que já é receptiva ainda mais com os braços abertos", comentou o prefeito Djaci Brasileiro em contato com o blog.
 
 
Comandada pelos vocalistas Wesley Safadão e Márcia Felipe, a Garota Safada tem forte e importante apoio da Luan Promoções (conceituada produtora de shows) que empreende parceria com a Prefeitura de Itaporanga que neste 09 de janeiro proporcionou ao município o maior público já registrado na história do evento. Em contato com o blog, o secretário Chefe de Gabinete da edilidade declarou que os grandes eventos do município estão consolidados como um dos maiores do gênero na região. "E a atual gestão tem o orgulho de ter contribuído para o crescimento da festa, que traz alegria, gera emprego e renda para milhares de pessoas, estimulando nossa economia e melhorando a vida das pessoas", disse Ricardo Pinto.
Portanto, foi um show inesquecível com uma verdadeira multidão lotando a avenida e cantavam junto as músicas da banda, sem parar. A Garota Safada mostrou porque é hoje uma das maiores bandas de forró da atualidade, e com certeza todos que estavam presentes na festa saíram satisfeitos por vivenciar esse grande momento que vai ficar na memória das milhares de pessoas de todos os recantos da Paraíba.
Essa comemoração do aniversário de Itaporanga foi apenas um aperitivo para o grande [e já tradicional] 'São Pedro de Rua', que será realizado no final de junho. Atrações de peso já estão sendo contratadas e, muito provavelmente, serão anunciadas durante o 'Carnaval 2012'. Aguardem! Enquanto isso, confira a seguir alguns momentos do mega show:
 
 
 Wesley Safadão ladeado pelo secretário Ricardo Pinto e esposa Dayane, além do sobrinho
 
Além do grande sucesso e de ganhar espaços em nível nacional, a banda chama a atenção não só pelo ritmo mas, também pela bela comissão de frente que enfeita os shows puxados pelo 'Safadão'. Um esquadrão de gatas que hipinotizam os fãs que ficam babando na frente do palco todas as vezes que a banda se apresenta.
 
 
 
 As casadas dos prédios localizados em toda a avenida ficaram lotadas
 

Artistas da terra também tiveram espaço garantido na festa dos 147 anos de emancipação de Itaporanga

 
Na festa dos 147 anos de emancipação política de Itaporanga, além da grande atração Garota Safada, a Prefeitura Municipal também destinou espaço e prestigiou as bandas locais [filhos da terra] na programação, iniciada no domingo, numa demonstração de que os artistas da terra, desde o início da atual gestão, tem tido e continuarão tendo espaços nos eventos da cidade. 
Na noite do domingo a atração principal foi a banda Arreio de Prata e Ronaldo Vaz, muito bem avaliada pelo público, mas tivemos passando pelo palco: Edson Forrozão, Amigos do Samba e Batistuta e Banda; já na segunda-feira, apresentaram-se Feitosa Vital, a banda Mulheres Apaixonadas e, logo após Garota Safada, tivemos Pegada Safada encerrando os festejos.
Veja alguns momentos: 
 
 Cicero Carneiro e Samuel com a vocalista do Arreio de Prata; Abaixo, Dayane com Ronaldo Vaz
Empresário do Arreio de Prata, Ricardo Pinto, Cicero Carneiro, Samuel, Ronaldo Vaz e o editor

Prefeito Djaci felicita itaporanguenses pelo aniversário do município durante entrevista concedida a Correio do Vale

O prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) concedeu entrevista a Rádio Correio do Vale AM, na manhã desta segunda-feira (9), por meio da qual parabenizou todos os itaporanguenses pela passagem de mais um aniversário do município, bem como, elencou um rosário de conquistas alcançadas durante o ano de 2011 em prol do desenvolvimento da 'Rainha do Vale'.
A entrevista foi realizada direto do gabinete na Prefeitura. Sabatinado pelo radialista Flávio José, o prefeito afirmou que sentia-se satisfeito com as ações e obras que seu governo empreende em todos os recantos do município, tanto na zona urbana como na rural, e o povo é quem tem respaldado a atual gestão com uma aprovação positiva diante dos investimentos que estão sendo feito.
"Itaporanga chega aos 147 anos com ações e obras sendo executadas em todos os recantos, por isso, a confiança de que os recursos públicos municipais estão sendo investidos em prol de toda a comunidade, sem distinção de raça, cor, credo, etc...", afirmou.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Itaporanga festeja 147 anos com grande festa e mais de R$ 4,5 milhões investidos em obras e ações somente em 2011

 
Construção de uma Escola de Ensino Infantil de Tempo Integral nas proximidades da Vila Mocó, que é a localidade mais carente do município. O valor do investimento é de R$ 1,3 milhões.
Dentro das comemorações que marcam a passagem dos 147 anos de emancipação política de Itaporanga, neste 09 de Janeiro, o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) tem o privilégio de entregar a população um pacote de ações e obras que totalizam mais de R$ 4,5 milhões de investimentos executados no segundo semestre do ano passado ou em execução, desde então. São obras que contemplam a saúde, educação, infra-estrutura urbana e desenvolvimento sociel e econômico da cidade. Ainda como presente à comunidade, a Prefeitura também promove uma grande festa em praça pública com artista de renome nacinal, como a banda Garota Safada.
Veja alguns dos investimentos empreendidos pela a atual gestão em Itaporanga:
- Construção de uma Escola de Ensino Infantil [próximo a Vila Mocó]: R$ 1,3 milhão;
- Construção de uma Unidade Básica de Saúde [próximo a Vila Mocó]: R$ 200 mil;
- Construção de Casas Populares [Vila Mocó]: R$ 257.500,00 mil;
- Aquisição de um aparelho para USG e demais equipamentos: R$ 100 mil;
- Construção 2ª Etapa do Aterro Sanitário: R$ 200 mil;
- Aquisição de 2 hectares de terra para construção do novo Matadouro Público: R$ 30 mil;
- Construção de um Posto de Saúde na comunidade rural Cravoeiro/Araxá: R$ 74 mil;
- Perfuração de 14 Poços Artesianos [Saúde]: R$ 222 mil;
- Reforma do prédio sede do Paço Municipal: R$ 108 mil;
- Construção de Sistema de Abastecimento D'água [Comunidade Cardoso de Baixo]: R$ 25.200,00 mil;
- Construção de outros 18 Poços Artesianos: R$ 260.000,00 mil;
- Extensão da Rede Elétrica do bairro Adailton Soares: R$ 45.000,00 mil;
- Substituição de toda Iluminação Pública da cidade: R$ 76.000,00 mil;
- Recuperação do Estádio "O Zezão": R$ 135.000,00 mil;
- Recuperação do Açougue Público: R$ 26.000,00 mil;
- Construção de Canteiros nas principais avenidas: R$ 190.000,00 já investidos;
- Construção de 12 mil metros quadrados de calçamento, em diversas ruas: R$ 3450.000,00 mil
- Recuperação de Trator de Esteiro 7D: R$ 54.426,00 mil;
- Recuperação do Caminhão Ford: R$ 16.000,00 mil;
- Construção de Rede de Esgoto/Fluvial no bairro Salviano: R$ 66.000,00 mil;
- Construção de ligações domicialiares no bairro da Bela Vista: R$ 132.000,00 mil;
- Aquisição de 1,4 hectares de terra para construção da Escola Técnica Estadual: R$ 150 mil;
- Doação de 3 hectares para construção de 150 Casas Populares;
- Recuperação de estradas e construção de pequenos açúdes: R$ 80 mil;
- Aquisição dos seguintes veículos: 
* Um Fiat Uno para apoio à Secretaria da Educação - R$ 31.900,00 mil
* Um Fiat Uno para apoio à Secretaria da Saúde - R$ 31.900,00 mil
* Uma Caminhonete S-10 para o Gabinete - R$ 75.000,00 mil
* Uma Ambulância para apoio aos PSFs - R$ 55.000,00 mil
* Uma Ducato Van para F.T.D - R$ 86.000,00 mil
* Adaptação de uma Ducato como Unidade Móvel Odontológica - R$ 36.000,00 mil
Dentre muitas outras ações realizadas no ano de 2011...
“Itaporanga merece esta atenção. Afinal de contas, o cidadão paga seus impostos em dia, labuta diariamente para construir uma cidade melhor. Nada mais justo que tenha no poder público uma caixa de ressonância para os seus anseios. A Prefeitura nada mais faz do que retornar para a população os seus impostos, transformados em ações que modernizam a cidade e a tornam um lugar ainda melhor para viver”, disse o prefeito Djaci Brasileiro.
Segundo o gestor, um fator que possibilitou um ano inteiro de ações, foi a união da equipe: “Todos os secretários, todos os funcionários da Prefeitura Municipal se envolveram de corpo e alma no intuito de fazer do ano de 2011 um marco de ações que pudessem abrilhantar estes 147 anos de emancipação do nosso município. Conseguimos este objetivo”, concluiu.
 Um Posto de Saúde da Família está sendo construído na Comunidade Rural Cravoeiro
Ainda nas proximidades da Vila Mocó está sendo construída, também, uma Unidade Básica de Saúde num investimento da ordem de R$ 200 mil.
Já na própria Vila Mocó estão sendo construídas Casas Populares para moradores que ainda residem em casas de taipa, num investimento de R$ 260 mil.
O prefeito fez questão de acompanhar os trabalhos e conferir as casas que precisam ser substituídas, como na foto abaixo onde o secretário Chefe de Gabinete mostra-lhe algumas delas.
O prefeito verificou os trabalhos de calçamento que está sendo executado em diversas ruas, como na principal do Loteamento Balduíno de Carvalho, uma das áreas mais carentes do município.
Diversas avenidas da cidade já ganharam novos canteiros num trabalho orçado em R$ 450 mil. Atualmente os trabalhos, já investidos R$ 190 mil, estão sendo executados na Padre Lourenço.